Esta segunda-feira (28) de futebol reserva grandes confrontos e possíveis definições de classificados para a próxima fase da Copa do Mundo. Além disso, com jogos do Grupo G e Grupo H, será o fechamento oficial da segunda rodada do torneio.
Todas as seleções que vão jogar tiveram um tempo curtinho de descanso, entre uma rodada e outra. Todas entraram em campo na última quinta-feira (25).
Portugal x Uruguai
Além do jogo da Seleção Brasileira, a grande partida do dia será entre Portugal e Uruguai. Duas seleções recheadas de estrelas, o encontro pode definir a classificação lusa para o mata-mata, além de complicar os uruguaios na briga pela classificação. O embate está previsto para as 16 horas e será o último do dia, no Estádio Lusail.
Na primeira rodada, quem se deu bem foi Portugal, já que foi o único vencedor do Grupo H. Contra Gana, o time liderado por Cristiano Ronaldo passou um sufoco daqueles, mas, no fim, conseguiu segurar a vitória por 3 a 2, mesmo que um dos gols tenha gerado muita polêmica.
Por outro lado, o Uruguai não agradou muito na primeira partida. Contra a Coreia do Sul, a seleção celeste até pressionou, mas a falta de efetividade no ataque pesou bastante para o placar de 0 a 0. Por contra disso, o Uruguai pode ter mudanças, com Cavani no lugar de Luis Suárez.
Coreia do Sul x Gana
O outro jogo do grupo é entre Coreia do Sul e Gana, que promete muito. Apontadas como potenciais zebras do grupo, ambas fizeram belas partidas na estreia. Inclusive, graças ao empate do Uruguai, a possibilidade de uma delas chegar nas oitavas é real. O confronto será às 10 horas, no Estádio Cidade da Educação.
No momento, pelos critérios de desempate, a Coreia do Sul está no segundo lugar do Grupo H, com um ponto. Gana, por outro lado, é a lanterna, com zero ponto. A depender do resultado entre Portugal e Uruguai, os ganeses podem ser eliminados.
camarões x sérvia
O outro jogo do dia será às 7 horas, e, dentro da chave do Brasil, o Grupo G. O embate será entre Camarões e Sérvia, no Estádio Al Janoub. Inclusive, o duelo é interessante, pois põe frente à frente os dois países que perderam na primeira rodada.
Camarões, porém, teve uma atuação bem melhor contra a Suíça. Na derrota por 1 a 0, a seleção africana criou bastante, mas falhou em um lance capital na defesa. Já os sérvios foram completamente dominados pela Seleção Brasileira.
A esperança para essas seleções segue vivíssimas, mesmo que estejam em 3º e 4º lugares, respectivamente. Principalmente por causa do confronto direto entre brasileiros e suíços. Porém, fato é que, em caso de empate, os dois países vão se complicar na briga pela classificação para as oitavas.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.