A Alemanha está fora da Copa do Mundo do Catar. Na tarde dessa quinta (1), os alemães venceram a Costa Rica no sufoco, por 4 a 2. Contudo, o resultado conquistado no Estádio Al Bayt foi insuficiente, pois no Estádio Khalifa, o Japão venceu a Espanha por 2 a 1 e deixou os alemães de fora das oitavas de final.
Com a vitória do Japão sobre a Espanha, os alemães precisavam de uma goleada para levar vantagem no saldo de gols sobre os espanhóis. Por isso, a Alemanha foi eliminada na fase de grupos, pela segunda vez seguida, repetindo a campanha frustrante de 2018, na Rússia, e se despede do Mundial com apenas quatro pontos somados, na 3ª colocação do Grupo E. Já a Costa Rica encerra a sua participação no Catar com três pontos, na lanterna do grupo.
Japão 2x1 Espanha
O Japão está nas oitavas de final da Copa. Nessa quinta (1), o time asiático voltou a surpreender neste Mundial. Depois da Alemanha, foi a vez de a Espanha ser vítima dos japoneses, sendo derrotada por 2 a 1, de virada. Morata abriu o placar para os espanhóis. Doan e Tanaka balançaram as redes para o Japão.
Assim, os japoneses vão às oitavas de final, na liderança do Grupo E, com seis pontos. A Espanha, apesar da derrota, também se classificou, mas em segundo lugar. O Japão agora terá pela frente a Croácia nas oitavas de final, na segunda (5), às 12h (de Brasília), no Al Janoub.
O vencedor deste duelo pode enfrentar o Brasil nas quartas de final, caso o time canarinho confirme sua classificação como líder do Grupo G. A Espanha, por sua vez, terá pela frente o Marrocos, na terça (6), no Cidade da Educação, às 12h (de Brasília).
Aos 11min do 1º tempo, Morata foi feliz, cabeceando firme, após bola alçada na área e abrindo o placar. No 2º tempo, foi outro jogo. Doan aproveitou a lambança da defesa rival, ficou com a bola dominada na entrada da área e bateu forte. O goleiro Unai Simon não evitou o empate.
Como se não bastasse, o Japão virou a partida aos 5 minutos. Em contra-ataque, Mitoma recebeu no segundo pau, conseguiu tocar na bola antes de ela sair pela linha de fundo e Tanaka completou de joelho para fazer o segundo gol dos asiáticos no jogo.