app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5888
Esportes

Nos pênaltis, Brasil perde para a Croácia e se despede da Copa 2022

Seleção empatou no tempo normal (0 a 0) e na prorrogação (1 a 1), mas levou a pior nas penalidades: 4 a 2

Por Gazeta Esportiva e Metrópoles | Edição do dia 10/12/2022 - Matéria atualizada em 10/12/2022 às 04h00

O Brasil está fora da Copa do Mundo. Nessa sexta (9), contra a Croácia, no estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar, pelas quartas de final, o time comandado pelo técnico Tite sofreu para converter sua superioridade em gols, acabou empatando sem gols no tempo regulamentar e por 1 a 1 na prorrogação (gols de Neymar e Petkovic), mas levou a pior nos pênaltis, por 4 a 2.

O Brasil não conseguiu quebrar o tabu contra europeus na Copa do Mundo. Desde que foi campeã pela última vez, em 2002, a Seleção foi eliminada por adversários do Velho Continente em todas as edições: França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014) e Bélgica (2018).

Agora a Croácia vai enfrentar a Argentina na semifinal, que venceu a Holanda, em jogo também nessa sexta, às 16h (de Brasília). A partida será nesta terça (13), às 16h, no Estádio Lusail.

O jogo

O Brasil teve dificuldades no 1º tempo. Ao contrário das oitavas, a Seleção não teve espaço para criar oportunidades de perigo e sofreu com a marcação dos croatas.

Vinícius Jr foi a principal ameaça do Brasil no 1º tempo e aos 19min quase estufou as redes ao tabelar com Richarlison e bater no canto, mas a defesa cortou. Logo depois, Neymar recuperou a bola, deixou Modric para trás e finalizou no cantinho, mas Livakovic defendeu.

Antes do intervalo a Seleção Brasileira teve a chance derradeira de abrir o placar em cobrança de falta pela esquerda. Mas Neymar bateu direto para o gol e Livakovic fez uma defesa segura para manter o 0 a 0.

O Brasil voltou mais agudo para o 2º tempo e quase abriu o placar aos 2min. Após cruzamento, Gvardiol tentou fazer o corte e jogou contra o próprio gol, mas o goleiro defendeu. A Seleção Brasileira tentou aos 9’: Richarlison deu passe para Neymar, que saiu cara a cara com o goleiro e bateu cruzado, mas Livakovic tirou com o pé.

Sem sucesso no ataque, foi Paquetá quem quase estufou as redes ao ficar com a sobra de bola dentro da área e bater cara a cara com o goleiro, mas Livakovic, defendeu mais uma vez.

Nos últimos minutos, a defesa croata se manteve sólida para garantir o empate sem gols no tempo normal.

Na prorrogação, a Croácia teve a grande chance de abrir o placar quando Brozovic passou por Casemiro, fez uma linda jogada e ajeitou para Petkovic, que chutou para fora. O Brasil, por sua vez, de tanto insistir, acabou premiado nos acréscimos do 1º tempo da prorrogação. Neymar tabelou com Rodrygo na entrada da área, saiu cara a cara com Livakovic e desta vez driblou o goleiro, ficando com o gol livre para estufar as redes: 1x0.

No 2º tempo, a Croácia teve de sair em busca do empate e forçar os pênaltis e aproveitou um vacilo da defesa do Brasil para empatar. Faltando menos de 5 minutos para o fim do jogo, Petkovic recebeu livre na entrada da área, bateu para o gol e contou com o desvio de Marquinhos para vencer Alisson e levar a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, após Rodrygo e Marquinhos desperdiçarem, os croatas venceram por 4 a 2.

Adeus, Tite!

Após a derrota, o técnico anunciou oficialmente a sua saída da Seleção, nessa sexta-feira (9), em coletiva após a eliminação do Brasil.

“Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe” disse

Mais matérias
desta edição