Esportes
Corpo de Pelé é velado na Vila Belmiro com presenças ilustres
Rei do Futebol recebe diversas homenagens de famosos e clubes de futebol de todo mundo; velório durará até às 10h desta terça

A manhã dessa segunda-feira (2) começou repleta de comoção e homenagens. O Rei Pelé foi velado na Vila Belmiro, em Santos, com a presença de diversas personalidades mundiais. O velório do Rei deve seguir até às 10h desta terça-feira (3). Na sequência, deve ocorrer o sepultamento do astro.
O caixão do ex-jogador foi colocado no centro do gramado da Vila, após ser carregado pelo seu filho Edinho e pelo ex-atleta Zé Roberto. Assim, filas tomaram o entorno do estádio para que torcedores tivessem a última despedida. Alguns torcedores esperaram cerca de duas horas para chegarem próximos ao corpo do Rei.
Após ser colocado no centro do gramado, o caixão de Pelé foi coberto por uma bandeira do Santos, junto com uma bandeira do Brasil.
O presidente da Fifa Gianni Infantino chegou à Vila Belmiro para o velório do Rei Pelé logo na manhã dessa segunda-feira. Tietado por boa parte da imprensa, o mandatário da maior entidade do futebol esteve ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. Alejandro Domínguez (presidente da Conmebol) e Reinaldo Carneiro (presidente da Federação Paulista).
Além de destacar a importância do ídolo para o esporte, o dirigente afirmou que vai pedir a todos os países membros da Fifa para nomear ao menos um estádio em homenagem ao ex-jogador.
"Com muita emoção, tristeza, mas também com sorriso porque ele nos deu muitos sorrisos. Como Fifa, vamos homenagear o "Rei" e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio. Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé para que as crianças saibam a importância dele", afirmou Infantino.
Além de Infantino, Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domínguez conversaram rapidamente com a imprensa e falaram sobre a importância do maior jogador da história do futebol.
Márcia Aoki, viúva de Pelé, chegou à Vila Belmiro por volta das 10h. Márcia chorou bastante ao lado do caixão e ao abraçar o filho do Rei, Edinho. Abalada, Márcia preferiu entrar na Vila Belmiro sem falar com a imprensa.
O embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, esteve no velório e falou com emoção sobre a partida do maior jogador de futebol de todos os tempos.
“Ele já esteve na Nigéria inúmeras vezes. A presença dele na Nigéria foi muito boa. Ele parou uma guerra civil. A morte de Pelé foi um choque para todos nós e por isso registramos condolências à família e ao povo do Brasil”.
Jogadores do atual elenco do Santos estiveram no velório do Rei do Futebol, por volta das 18h45 dessa segunda-feira (2), para se despedir do Rei. Entre os jogadores que marcaram presença: Marcos Leonardo, Ângelo e o atual dono da camisa 10, o venezuelano Yeferson Soteldo.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.