Pelé é sepultado em Santos após cortejo com milhares de fãs
Mais de 230 mil pessoas compareceram ao funeral e lotaram as ruas de Santos para dar último adeus ao Rei do Futebol
Por Gazeta Esportiva, Lance! e G1 | Edição do dia 04/01/2023 - Matéria atualizada em 04/01/2023 às 07h44
Pelé foi sepultado no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, por volta das 14h30, dessa terça (3). A cerimônia foi restrita para familiares e amigos. Antes, o velório do Rei teve cerca de 24 horas de duração e foi acompanhado por mais de 230 mil pessoas.
O corpo do Rei do Futebol ficará em um sala de 200m² no primeiro andar do cemitério. Duas estátuas do ex-jogador feitas de ouro ficarão na entrada do local, que terá piso feito em gramado sintético. A tendência é que o local seja aberto para visitação, mas ainda não tem previsão para isso.
Pelé faleceu na última quinta-feira (29), por falência múltipla de órgãos, ele lutava contra um câncer de cólon há mais de um ano.
Antes de ir para o cemitério, houve um cortejo pela cidade do litoral paulista, que começou às 10h25. O caixão do Rei do Futebol foi levado em um caminhão de bombeiros e escoltado pela polícia.
O cortejo começou na Vila Belmiro, passou pelo Canal 2 e percorreu pela orla da praia, até o canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Dona Celeste Arantes do Nascimento, de 100 anos. Acompanhada de familiares, a irmã do craque, Maria Lúcia, o esperou na varanda da casa e chorou muito. Também houve uma breve reza e uma extensa salva de palmas e homenagem ao ídolo.
Durante todo o percurso, o caminhão de bombeiros foi seguido por milhares de fãs, que exaltaram o ídolo. A Torcida Jovem, uma das principais organizadas do Santos, acompanhou todo caminho com bandeiras e cantando músicas em homenagem a Pelé.
Antes do sepultamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no funeral de Pelé. Ele estava acompanhando da primeira dama, Janja Lula da Silva. Lula chegou ao estádio do Santos por volta das 9h, após pousar de helicóptero no campo da Portuguesa Santista, próximo do local.
Em entrevista sobre o Rei do futebol, Lula ressaltou a humildade do ex-jogador e disse que o "Brasil deve muito a Pelé". Durante o velório, Lula abraçou familiares de Pelé, que estiveram presentes na Vila Belmiro durante quase toda cerimônia.
Depois de participar do velório, o presidente do Brasil deu um depoimento sobre o camisa 10 ao canal oficial do Peixe. E lembrou, como torcedor do Corinthians, de como sofreu com a habilidade do santista.
"Quem vai falar do Pelé agora não é o Presidente da República, é um torcedor do Corinthians que foi assistir muito jogo do Santos contra o Corinthians e que viu o Corinthians perder muito jogo. Parece que o Pelé tinha uma obsessão de derrotar o Corinthians. Foi um período muito sofrido para o torcedor do Corinthians, mas tinha uma coisa muito importante do Pelé: ele obrigava a gente a ir em qualquer lugar assistir futebol, porque muitas vezes a gente não gosta só do nosso time, a gente gosta de alguém que dá espetáculo, alguém que é brilhante" disse