
ASA encara Ferroviário no Ceará por vaga na 2ª fase
Gigante em árdua missão contra o clube cearense para chegar mais perto da fase de grupos do Nordestão
Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 05/01/2023 - Matéria atualizada em 05/01/2023 às 04h00
Nesta quinta-feira (5), o ASA entra em campo pela primeira grande decisão da temporada. O Gigante encara o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 1ª fase da Copa do Nordeste. O confronto eliminatório começa às 20 horas e vale uma vaga no segundo mata-mata do Nordestão.
O ano de 2022 foi muito especial para o Gigante. A grande campanha do Fantasma no Campeonato Alagoano rendeu uma vaguinha no torneio pelo segundo ano seguido. Porém, desde 2013 a equipe não joga a fase de grupos.
Já o Ferroviário chegou no Nordestão por conta do Ranking da CBF. Mesmo assim, 2022 foi difícil. Fora da final do Campeonato Cearense, o Ferrão fechou o ano rebaixado para a Série D e vê o torneio regional como a grande chance de retomar a boa fase.
ASA
A diretoria do Gigante resolveu trocar o jovem Jota pelo experiente Evaristo Piza. O novo treinador alvinegro não poupou tempo e fez uma forte pré-temporada. No elenco, muitos nomes como Anderson Feijão, Renan, Michel e Zé Wilson se mantiveram.
Principal contratação do ano, o centroavante Lúcio Maranhão viajou com a delegação, mas é dúvida por conta das questões físicas. Outro possível problema é o lateral esquerdo Rafael Rosa, que volta de lesão.
A provável escalação do Gigante é: Renan Rinaldi; Michel Tiago, Cris Lucca, Alisson (Fábio Aguiar) e Rafael Rosa; Zé Wilson, Everton Heleno e Anderson Feijão; Éder Paulista, Esquerdinha (Bruninho) e Tito.
FERROVIÁRIO
A equipe se reformulou praticamente 100% em relação a 2022. Já no comando técnico saiu Francisco Diá e chegou o experiente Paulinho Kobayashi. Nas contratações, o Tubarão apostou em atletas experientes como o volante Juninho Quixadá e o atacante Ciel, velho conhecido da torcida alvinegra.
Na preparação, o Ferroviário fez dois amistosos, contra Potiguar de Mossoró e o Sub-20 do Fortaleza. Nos dois jogos a equipe triunfou.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.