app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Esportes ASA buscará sua classificação contra o Cruzeiro, enquanto CSA precisa vencer o Coruripe

Alagoano: luta contra queda e semifinal marcam última rodada

CRB e Murici já estão classificados, enquanto ASA, Coruripe, CSA, Cruzeiro e CSE querem últimas vagas

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 24/02/2023 - Matéria atualizada em 24/02/2023 às 04h00

O Campeonato Alagoano chegou aos seus finalmentes e, neste domingo (26), às 16 horas, a bola rola em quatro cidades diferentes para conhecermos a classificação final da edição de 2023. Apesar de já terem dois clubes classificados para as semifinais, ainda falta muita coisa para ser definida, principalmente relacionada às seis equipes que brigam por alguma coisa. 

Na sétima e última rodada, todos os jogos acontecerão de maneira simultânea, para evitar quaisquer tipos de vantagem. No José Gomes da Costa, Murici e CRB fazem o duelo de classificados. Já em Arapiraca, teremos o dérbi arapiraquense entre Cruzeiro e ASA. Em Maceió, no Rei Pelé, Aliança e CSE se encontram contra o rebaixamento. E, em Coruripe, Coruripe e CSA lutam por uma das vagas. 

A Gazeta de Alagoas traz informações sobre o que cada clube precisa e as combinações favoráveis para cada um deles. 

CRB: NADA 

Sem medo de errar, o Galo é o único clube que está literalmente com a vida definida nesta última rodada. Mesmo que perca, empate ou ganhe, a equipe terminará na primeira posição. Com isso, já sabe que irá decidir a semifinal como mandante no jogo de volta. Além disso, numa eventual final, o time regatiano também decidirá em casa. 

O CRB chega nesta rodada no primeiro lugar isolado, com 16 pontos, ainda invicto. 

MURICI: BRIGA PELO 2º LUGAR 

O Verdão já está classificado, mas nem por isso deixará de ter um objetivo nesta última rodada. O Murici conseguiu sua classificação na semana passada, vencendo o Coruripe, por 2 a 1. Porém, ainda falta definir em que posição irá se classificar. Caso consiga terminar a primeira fase no 2º lugar, o Murici terá o direito de fazer o jogo da volta da semifinal em casa. 

Se vencer ou empatar com o CRB dentro de casa, a posição estará oficialmente garantida. Contudo, em caso de derrota, o Murici só fica no segundo lugar, caso ASA e Coruripe não vençam seus jogos. 

O Murici é o segundo colocado do Campeonato Alagoano, atualmente com 11 pontos. 

ASA: CLASSIFICAÇÃO 

O Gigante teve um Campeonato Alagoano intenso, cheio de oscilação. Porém, chega na rodada final dependendo apenas de suas forças para conseguir sua vaga. De quebra, ainda pode pegar o segundo lugar, mas precisaria de uma combinação de resultados, com um triunfo e uma derrota do Murici. 

Para se classificar para o mata-mata, basta o Fantasma vencer o dérbi contra o Cruzeiro, no Coaracy. Porém, se empatar, há uma chance bem remota de eliminação. O empate só elimina o ASA, caso CSA ou Coruripe vençam, além de o CSE conseguir vencer e tirar o saldo que hoje é de cinco gols de diferença. Já se perder, o Gigante estará eliminado. 

O clube alvinegro está na terceira posição do Alagoano, com oito pontos. 

CORURIPE: CLASSIFICAÇÃO 

O Hulk é a principal surpresa desta edição de Estadual. Atual campeão da Segundona, o Coruripe poderia ter se classificado na rodada anterior, mas acabou derrotado pelo Murici. Contudo, a parte boa é que o clube praiano também apenas depende de suas forças para avançar. 

Em quarto, com oito pontos, o Coruripe necessita de uma simples vitória sobre o CSA, dentro de casa. Todavia, um empate deixará as contas mais complicadas. Uma igualdade contra o Azulão só não classifica o Hulk em caso de goleada do CSE sobre o Aliança. Assim como o ASA, o Coruripe ainda pode terminar em segundo, mas para isso precisa vencer e secar ASA e Murici. 

CSA: CLASSIFICAÇÃO 

Com o CSA fora do G4, as contas precisam ser feitas na ponta do lápis. O Azulão tem apenas sete pontos e é o quinto colocado. Por isso, o máximo que pode alcançar é o terceiro lugar, o que já o obriga a ter o primeiro jogo das semis em casa, em caso de classificação. 

Porém, como tem o duelo direto com o Coruripe, basta uma vitória para o time entrar no grupo de classificados. Mas dependerá do resultado entre Cruzeiro e ASA para conhecer sua posição final. Se empatar ou perder, o CSA estará eliminado do Campeonato Alagoano. 

CRUZEIRO: CLASSIFICAÇÃO 

Livre do rebaixamento, por conta do número de vitórias, o Cruzeiro tem só um foco na última rodada: a classificação. O Urso, porém, tem pelo menos três times que podem atrapalhar seus planos pela frente: ASA, CSA e Coruripe. Se empatar ou perder o dérbi, o Cruzeiro estará fora das semis. Contudo, se vencer, tem sua vaga garantida. Mas, para terminar em terceiro, precisa de um empate entre Hulk e Azulão. Caso haja um vencedor, o Urso terminará em quarto. 

Atualmente, o Estrelado é o sexto colocado do Alagoano, com apenas seis pontos. 

CSE: CLASSIFICAÇÃO E CONTRA REBAIXAMENTO 

A vida do torcedor tricolorido está tensa. Com seis pontos e na penúltima posição, o CSE tem chances reais, tanto de ser rebaixado, quanto de conseguir uma vaga nas semifinais do Estadual. 

No entanto, para o Tricolor conseguir a façanha de chegar nas semis, uma combinação estrondosa precisa acontecer. Primeiro, a equipe é obrigada a vencer bem o Aliança, para tirar o saldo negativo. Depois, seria interessante um empate entre Coruripe e CSA e no jogo entre Cruzeiro e ASA. Caso haja vencedores nos dois jogos, o CSE não terá chances de se classificar. 

Para o rebaixamento, no entanto, o cálculo é mais simples. Resumindo, qualquer empate ou vitória palmeirense, o CSE estará garantido no Alagoano de 2024. 

ALIANÇA: REBAIXAMENTO 

O Desportivo Aliança é, matematicamente, o único clube que não tem chances de avançar. Por isso, o que o torcedor quer é apenas a permanência, após um ano muito difícil. 

A Arara está na lanterna do Estadual, com quatro pontinhos. A notícia boa é que, apesar disso, o time ainda depende apenas de suas forças para escapar, por ter o confronto direto com o CSE. Portanto, se o Aliança vencer, fica no Alagoano. Qualquer empate ou derrota, o clube estará oficialmente rebaixado para a 2ª divisão estadual. 

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição