Esportes
ENTIDADE DISCUTE O FIM DOS 90 MINUTOS DE JOGO
Gianni Infantino abriu a discussão por conta da perda de tempo durante as partidas


Neste fim de semana, a International Football Association Board (IFAB) irá discutir o fim dos noventa minutos no jogo de futebol, segundo o “Marca”. Presidente da Fifa, Gianni Infantino abriu a discussão por conta da perda de tempo durante as partidas e o mandatário planeja uma mudança em relação ao modelo atual.
As medidas que serão adotadas não serão aplicadas de forma imediata, mas uma mudança no tempo dos jogos pode ser vista em 2024. É possível que a partir do ano que vem o tempo de jogo seja encurtado, em relação aos originais 90 minutos, e que o relógio pare ao final de cada jogada.
COMEMORAÇÕES
Além dessa possibilidade, que será discutida no próximo encontro da Ifab, as tradicionais comemorações de gol devem ser levadas em conta pela arbitragem ao definir os acréscimos a cada partida a partir do dia 30 de junho – temporada 2023/2024. Em alguns casos, essas celebrações podem consumir mais de um minuto do tempo de jogo. Por isso, o tempo de comemoração de gols dos jogadores será acrescido pela arbitragem.
Além disso, a regra atual do impedimento também será tema de discussão dentre os membros do IFAB, uma vez que Arsene Wenger, diretor de desenvolvimento da Fifa, é favorável a uma modificação.
Tratada em reuniões anteriores, Wenger procura beneficiar o atacante em detrimento do defensor. A mudança sugere que um jogador esteja habilitado a seguir jogando, caso a última parte de seu corpo esteja alinhada com a do zagueiro, permitindo que o atleta fique à frente do defensor e possua vantagem.
A partir de julho, o IFAB determinou algumas mudanças no futebol. Por conta das provocações de Dibu Martínez contra seus adversários em disputas de pênaltis, os goleiros não poderão distrair o cobrador retardando a execução dos pênaltis.