Esportes
CSA vence a Tuna Lusa em Belém e avança na Copa do Brasil: 1 a 0
Classificação rende mais R$ 900 mil para os cofres do Azulão, que vai encarar o Brusque, em Maceió, na segunda fase do torneio


Na tarde dessa quarta-feira (1º de março), o CSA venceu a Tuna Luso, em pleno Estádio do Souza, e conseguiu sua classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. O jogo terminou com a vantagem mínima de 1 a 0 para o Azulão, com gol do meia Tomas Bastos.. Além da classificação, o time marujo ganhará R$ 900 mil em premiação.
Aliviado por ter passado de fase, o time azulino já conhece quem será seu próximo adversário na Copa do Brasil: o Brusque. O jogo ainda não tem data definida, mas será com mando do time alagoano. Porém, a vantagem do empate não existirá mais.
Agora, sem o Campeonato Alagoano para disputar, o CSA terá apenas a Copa do Nordeste neste primeiro semestre. E no sábado, dia 4, a equipe encara o clássico contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, às 17h30. O mando de campo será do Azulão. Já a Águia também tem um clássico pela frente, já que no próximo domingo (5), às 10h, vai receber o Remo, pelo Campeonato Paraense.
COMO FOI
Tímido, o CSA não fez muito no início. Com 7min, Tomas Bastos chutou de muito longe, porém, Jader segurou. Por outro lado, a Tuna também não demonstrava muita força para vencer o jogo.
Cadenciando o jogo por ter a vantagem do empate, o Azulão anulou as jogadas da Tuninha. Quando resolveu atacar, a rede balançou.
A equipe estava esperta e aproveitou uma falha infantil da defesa da Águia. Após levantamento na área, Jader cortou muito mal a bola. Na sobra, Tomas Bastos chegou sozinho e finalizou para o gol vazio: 1 a 0 para o Azulão, aos 30min.
Durante os minutos que sucederam o gol do CSA, a Tuna pouco finalizou no gol. Com 42min, finalmente uma grande chance para os paraenses. Após a bola ser mal afastada, Welthon recebeu cruzamento e finalizou com um chutaço, mas Dalberson defendeu.
Aos 45min, veio mais Tuna. Bruno fez um ótimo cruzamento e Dedé cabeceou, fazendo a bola passar pertinho do travessão. Mas nada de a rede balançar.
Na etapa final, os paraenses estavam determinados para conseguirem o empate, e quem sabe a virada.
Aos 19min, Juninho fez o lance individual, driblou a zaga e chutou por cima, tirando tinta do travessão. Melhor em campo, a Tuna ganhou uma chance de ouro, com falta marcada na beirinha da grande área, aos 21min, mas desperdiçou.
Com 35 minutos, o CSA recuperou muito bem a bola e Thiaguinho invadiu a área em alta velocidade. Porém, na hora do chute Jader ficou grandão e fez a bela defesa. Pouco depois, Jader fez mais uma defesa para impedir o segundo do Azulão.
Os minutos finais iam chegando e aos poucos a Tuna já se desesperava. Os jogadores tentavam chutar de tudo que era canto, sem sucesso. Aos 50 minutos o apito final soou, garantindo o CSA na 2ª fase.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.