Esportes
CRB não perde um Clássico das Multidões há 5 jogos
Em possível último clássico da temporada com o CSA, Galo tem chances de aumentar tabu sobre o maior rival


Neste sábado (4), tem o segundo e talvez o último Clássico das Multidões de 2023. Porém, possui um grande viés de importância para os dois lados. Para o CSA, é a chance de ganhar uma sobrevida dentro da Copa do Nordeste. Contudo, para o Galo vale muito mais, já que pode deixar a equipe muito próxima da classificação para as quartas de final.
E o histórico recente de clássicos deixa a torcida alvirrubra muito empolgada. Dos últimos cinco encontros entre regatianos e azulinos, o CRB não perdeu nenhum. Foram duas vitórias e três empates, contando Alagoano 2022, 2023, Série B e um confronto entre os times sub-20, na Copa Alagoas.
Além disso, esta pode ser a última vez que os clubes se enfrentem neste ano. Com a eliminação precoce do CSA, antes do mata-mata do Estadual, possíveis clássicos só poderiam acontecer a partir da 3ª fase da Copa do Brasil e/ou em semifinal ou final da Copa do Nordeste 2023.
Mas a recente invencibilidade do Galo não se mantém apenas contra o seu maior rival. Dentro da temporada, o CRB ainda não perdeu. Com isso, já são 13 jogos sem perder, uma das marcas mais positivas do Brasil, na atualidade. No Nordestão, são duas vitórias e três empates, sendo que todas as vitórias foram jogando no Rei Pelé.
TRABALHOS
Em termos de preparação para o clássico deste sábado (4), o Galo não divulgou algumas informações, tampouco como funcionará o período de treinos após a desgastante viagem entre Rondonópolis-MT e Maceió-AL. Porém, é fato que o técnico Umberto Louzer estará de volta ao banco de reservas, após cumprir suspensão.
Além disso, o meia João Paulo e o atacante Renato, que também cumpriram suspensão contra o Santa Cruz, na rodada anterior, também voltam. A ideia é que a equipe tenha força máxima, já que não consta com nenhum jogador titular no Departamento Médico. A única exceção é o zagueiro Saimon, que só deve voltar após o início da Série B.
SITUAÇÃO NO NORDESTÃO
O time regatiano chega à antepenúltima rodada em uma situação relativamente tranquila. O CRB está na 3ª posição do Grupo A da Copa do Nordeste, com nove pontos, ainda invicto. O primeiro time fora do G4 é o Ferroviário, com sete. Por isso, a torcida alvirrubra precisa ligar o secador contra os cearenses, se quiser que o Galo fique mais próximo da classificação.
Diferentemente do que foi debatido recentemente, o CRB não irá se classificar em caso de vitória do CSA, mas pode deixar a vaga bem encaminhada. Se vencer, alcançará 12 pontos. Porém, o Ferrão, mesmo que perca para o Campinense, ainda poderá chegar aos 13 pontos até o fim da fase de grupos.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.