Neste fim de semana, boa parte dos mais tradicionais campeonatos estaduais do Brasil começam a definir seus campeões. Nos principais centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os finalistas fazem a partida de ida, em busca de uma bela vantagem para buscar o título.
No Rio de Janeiro, a decisão será com o tradicional clássico Fla-Flu. Esta é a quarta edição seguida do Estadual em que os dois rivais se enfrentam na decisão, o que aumenta a expectativa. A partida será no Maracanã, às 20h30 deste sábado (1º), com mando rubro-negro.
A final do Carioca será disputada em jogos de ida e volta. Ao contrário das semifinais, o time de melhor campanha não terá vantagem de resultados iguais para decidir o título. Neste caso, a definição acontecerá em disputa de pênaltis.
Também neste sábado (1º), mas às 16h30, será a vez de Caxias e Grêmio fazerem a partida de ida da grande final do Campeonato Gaúcho. O embate será no Estádio Centenário, em Caxias do Sul e também não há vantagem do empate para ninguém.
O Caxias é a grande surpresa do campeonato, já que tirou o poderoso Internacional. O Tricolor, por outro lado, passou sufoco para eliminar o Ypiranga.
Em Minas Gerais, porém, o regulamento é um pouco diferente. América e Atlético se encontram no Independência, às 16h30, neste sábado (1º), pela ida da final. Contudo, o Galo possui um vantajoso benefício por ser dono da melhor campanha na primeira fase. O Atlético jogará por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo resultado. Para ser campeão, o Coelho precisa vencer no agregado.
DOMINGO
Já neste domingo (2), às 16 horas, Água Santa e Palmeiras abrem a decisão do Paulistão, na Arena Barueri. O mando será do Netuno, que é a grande zebra da competição. Assim como nos estados vizinhos, será apenas o confronto de ida, sem quaisquer vantagem para os clubes.
Na Bahia, as coisas já estão bem adiantas e neste domingo (2), às 16h, Bahia e Jacuipense definem na Arena Fonte Nova que irá faturar o título estadual.
Na partida de ida, os clubes empataram por 1 a 1, no Valfredão. Com isso, quem vencer em Salvador irá sagrar-se campeão. Empate por qualquer placar, leva a decisão para a marca da cal.
Mas, não são apenas os grandes centros que terão finalíssimas rolando neste final de semana. Em Santa Catarina, por exemplo, Criciúma e Brusque abrem as finais com a partida de ida, que acontecerá no Heriberto Hülse, às 16h30, deste sábado (1º).
No mesmo dia, mas às 16h, Fortaleza e Ceará se enfrentam na Arena Castelão, na ida da final do Cearense. No centro do país, neste domingo, às 16h, Atlético-GO e Goiás fazem a sua primeira partida da final.
De volta ao Nordeste, Treze e Sousa se enfrentam no Amigão, às 16h30 deste sábado, pelo Paraibano. Um pouco mais tarde, às 18h, pelo Campeonato Paranaense, FC Cascavel e Athletico começam a jornada rumo ao troféu.
O fim de semana ainda reserva Capital x Tocantinópolis, pelo jogo de ida do Campeonato Tocantinense. A bola rola às 16h deste domingo, no Nilton Santos, em Palmas.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.