app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Esportes No ano passado, Azulão foi eliminado da Copa do Brasil pelo América-MG, na terceira fase

CSA possui histórico recente ruim contra clubes da Série A 2023

Retrospecto fraco contra equipes da elite deste ano é peso contrário para o duelo contra o Internacional, na 3ª fase da Copa do Brasil

Por Guilherme Magalhães | Edição do dia 08/04/2023 - Matéria atualizada em 08/04/2023 às 04h00

Nas duas próximas semanas, o CSA terá dois confrontos duríssimos pela Copa do Brasil. Isso porque o adversário será o Internacional, time da Série A e atual vice-campeão brasileiro. Como se não bastasse isso, desde 2022 o Azulão passou por grandes dificuldades enfrentando times que estão na primeira divisão nesta temporada. Dos últimos 12 encontros, o time marujo conseguiu apenas uma vitória. 

E ela aconteceu no dia 18 de agosto do ano passado, ainda na Série B, contra o Vasco, por 2 a 0. Fora isso, foram sete derrotas e quatro empates. Já em 2023, inclusive, o Azulão teve um encontro com o Fortaleza e sofreu uma dura goleada por 3 a 0. 

A maioria desses 12 jogos aconteceu na Segundona do ano passado. Além da vitória sobre o Vasco, o CSA perdeu para Cruzeiro, Grêmio, Bahia e América Mineiro (duas vezes). Vale lembrar que os dois jogos contra o América aconteceram justamente na 3ª fase da Copa do Brasil 2022, e as lembranças não são boas. 

Na partida de ida, em Maceió, a equipe maruja sofreu uma derrota acachapante, por 3 a 0. Na volta, já sem forças para reagir, sofreu mais um duro revés, dessa vez por 2 a 0. Alguns jogadores azulinos que estavam naquele jogo seguem no elenco, casos de Cedric e Ernandes.

CONTRA O INTER

Apesar disso, o histórico contra o Internacional, em si, não é tão ruim assim. Os times não se enfrentam desde a Série A de 2019, e naquela época, as equipes dividiram o protagonismo. Em Porto Alegre, no Beira-Rio, o Colorado venceu o CSA por 2 a 0, com gols de Nonato e Edenilson. No embate do returno, em Maceió, foi a vez de o Azulão triunfar com uma boa vitória por 1 a 0, com gol do argentino Jonatan Gómez. 

Inter e CSA, inclusive, também já enfrentaram pela Copa do Brasil, mas há muitos anos, em 1989. Em confronto pela 1ª fase, colorados e azulinos empataram por 0 a 0 no Sul. Contudo, em Alagoas, o clube marujo não conseguiu segurar a pressão e foi derrotado por 2 a 0. 

Fato é que os dois clubes chegam totalmente diferentes para o confronto da semana que vem. O CSA vive uma das maiores crises da sua história recente, enquanto o Internacional está em um momento de boa saúde financeira e certo investimento na parte do futebol. 

Todo ano em si do CSA vem sendo um verdadeiro pesadelo. Somando todos os jogos da temporada no Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Copa Alagoas, a equipe azulina soma 27 partidas, com nove derrotas, dez empates e apenas oito vitórias. Apesar dos números abaixo, a Copa do Brasil é a única competição que o Azulão encontra-se invicto: duas vitórias em dois duelos.

Por outro lado, o Colorado vive uma temporada bem mais estável. São 14 partidas realizadas, com seis vitórias, sete empates e apenas uma derrota.

* Sob supervisão da editoria de Esportes.

Mais matérias
desta edição