Esportes
Brasileirão 2023 tem sua rodada de estreia neste fim de semana
Atual campeão, o Palmeiras enfrenta o Cuiabá, neste sábado (15), abrindo a rodada junto com América-MG e Fluminense, ambos às 16h


A primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 será disputada neste fim de semana (dias 15 e 16 de abril). O Brasileirão começa uma semana, após o fim dos principais campeonatos estaduais e tem o retorno de quatro clubes tradicionais que estavam na segunda divisão em 2022: Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia.
Ao todo, estes quatro clubes respondem por 14 títulos do Campeonato Brasileiro. Deles, quem ficou mais tempo na Série B antes de retornar foi o Cruzeiro, que precisou de três temporadas para recuperar seu lugar na elite.
O quarteto substituirá os quatro clubes rebaixados no Brasileirão em 2022. São eles: Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude.
Atual campeão, o Palmeiras estreia contra o Cuiabá, neste sábado (15), no Allianz Parque, abrindo a rodada junto com o jogo entre América-MG e Fluminense, às 16 horas (de Brasília), no Independência.
Datas e horários dos jogos da 1ª rodada do Brasileirão 2023:
Dia 15 de abril (sábado)
Às 16h – Palmeiras x Cuiabá e América-MG x Fluminense;
Às 18h30 – Botafogo x São Paulo; Bragantino x Bahia; Athletico-PR x Goiás; e Fortaleza x Internacional;
Às 21h - Atlético-MG x Vasco, fechando a rodada neste sábado.
Dia 16 de abril (domingo)
Às 16h - Flamengo x Coritiba; e Corinthians x Cruzeiro;
Às 18h30 – Grêmio x Santos, fechando a rodada de estreia do Brasileirão.
Este ano seguem os padrões dos últimos anos. Os seis primeiros garantem vaga na Libertadores de 2024. E do 7º colocado até o 12º vão para a Copa Sul-Americana.
CAMPEÕES NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS
Em 20 edições disputadas da Série A, apenas oito equipes colocaram estrelas a mais no peito ao sagrar-se campeãs do Campeonato Brasileiro nos pontos corridos. Apesar do jejum de cinco anos sem taças do Brasileirão, o Corinthians segue soberano. Com quatro títulos, o Timão é o maior campeão do atual formato de disputa da principal competição nacional.
Hendecacampeão brasileiro, o Palmeiras ampliou sua lista de troféus com a conquista absoluta da edição passada. O Verdão de Abel Ferreira chegou ao terceiro título desde 2003 e agora soma 11 títulos do Brasileirão na história.
Ao lado do Alviverde, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo aparecem com três conquistas cada nos pontos corridos. O Fluminense vem com dois títulos e Atlético-MG e Santos conquistaram apenas um título cada.
OS MAIORES CAMPEÕES GERAIS
Palmeiras (11 títulos, Santos (8 títulos), Flamengo (8 títulos), Corinthians (7 títulos), São Paulo (6 títulos), Vasco (4 títulos), Fluminense (4 títulos), Cruzeiro (4 títulos), Internacional (3 títulos), Botafogo (2 títulos), Grêmio (2 títulos), Bahia (2 títulos), Atlético-MG (2 títulos), Athletico-PR (1 título), Sport (1 título), Coritiba (1 título) e Guarani (1 título).