Alagoas estará sendo representado no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, que será entre os dias 23 e 30 de abril, em Palmas, no Tocantins. A delegação alagoana será formada por 17 atletas, todas da Escola Rosalvo Ribeiro, localizada em Rio Largo.
O embarque está marcado para o domingo (23) e a equipe está confirmada na cerimônia de abertura. O time alagoano, comandado pelo técnico Romero Farias, ganhou o apoio da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) para arcar com passagens aéreas, hospedagem e alimentação.
Alagoas está no Grupo H do torneio, junto com as seleções de Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia. No Grupo G estão Tocantins 1, Pernambuco, Acre e Mato Grosso do Sul.
“Para a FAEC é uma satisfação enorme ter uma escola alagoana participando de uma competição nacional com os benefícios ofertados. Essa sempre foi a nossa prioridade, darmos igualdade de oportunidades às escolas públicas e particulares, para que Alagoas pudesse ter representantes em todos os eventos”, afirma o presidente da FAEC, Irã Cândido.
As meninas, com idade média de 16 anos, começaram a treinar ainda em 2022, já visando ao torneio. O caminho não foi fácil ao longo desse tempo. “A dificuldade maior foi a de não conseguir fazer amistosos preparatórios, pois as escolas não têm equipes de futebol de campo feminino”, lamentou Romero, que tem formação acadêmica pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e há 22 anos trabalha com o esporte escolar.
MUNDIAL
O Brasileiro Escolar de Futebol 2023 é uma competição que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva. A competição ainda servirá como um classificatório para o Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, Marrocos, de 22 a 31 de julho de 2023.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.