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Brasil recebe maior parque temático da NBA do mundo

Enterradas, arremessos e até um dia de árbitro: o que fazer no NBA Park, primeiro parque temático da liga

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NBA Park fica localizado em Gramado-RS, em um espaço com 4.000 m² e capacidade para 2.500 visitantes por sessão
NBA Park fica localizado em Gramado-RS, em um espaço com 4.000 m² e capacidade para 2.500 visitantes por sessão -

Inaugurado oficialmente na última terça (18) e com acesso aberto ao público a partir de quarta (19), o NBA Park é mais um – o maior deles até aqui – investimento em experiências da liga no mercado brasileiro. Em franca expansão, incluindo lojas, eventos e escolinhas, o basquete americano mira cada dia mais no Brasil, hoje seu 3º mercado de varejo mais forte fora dos Estados Unidos.

Instalado em Gramado, no Rio Grande do Sul, famosa pelo turismo de inverno e pelos espaços de entretenimento, o NBA Park é um parque temático na melhor acepção da palavra. Num espaço de 4.000 m² e com capacidade de 2.500 visitantes por sessão, o local tem de tudo um pouco: experiências, interatividade e gastronomia. Um espaço físico e fixo dedicado à liga inédito no mundo, uma obra que tem por trás o empresário Arnon de Mello Filho, vice-presidente da NBA para a América Latina.

Entre as atrações, os fãs podem: treinar arremessos de diferentes pontos de meia quadra, como no final de semana de um All-Star Games; pular tão ou mais alto que jogadores da liga, numa das atrações mais radicais do parque; viver um dia de árbitro da liga e analisar jogadas num Replay Center, com direito a quatro câmeras; brincar com arremessos em velocidades nas clássicas máquinas de arremessos instantâneos; testar a capacidade de movimentação em desafios de velocidade e agilidade; se divertir em vídeo games e fliperamas temáticos da liga; fazer fotos em espaços exclusivos, como simulacros de vestiários da liga e um palanque de MVP; comer de frente para um telão que transmite jogos; realizar o sonho de enterrar numa tabela oficial da liga, ajustável a todas as alturas.

Além de tudo isso, a grande atração do parque é uma quadra que simula uma oficial, onde a bola laranja não para de voar em um instante sequer. Itens históricos como blusas assinadas e o troféu da liga estão em exposição no museu do local. Shows de dança e apresentação de mascotes também estão entre as atrações, bem como espaços voltados ao público infantil.

Sérgio Perrella, vice-presidente de licenciamento e varejo da NBA para América Latina, explica que a cidade de Gramado foi escolhida pela vocação para esse tipo de espaço. Ele revela que o público esperado é de 200 a 250 mil pessoas ao ano no parque, incluindo visitantes de fora do Rio Grande do Sul.

“O público de Gramado é muito forte de brasileiros, boa parte do turismo é de brasileiros. Mas também é muito forte na América do Sul. A gente sabe que há muitos argentinos, uruguaios, um público muito grande. A nossa base de fãs na Argentina e na América do Sul é muito forte. A gente espera que com o lançamento do parque a gente possa atrair pessoas de outros estados e países para cá”.

Perrella avalia que a NBA vive o melhor momento como marca no Brasil. A liga caminha para o número de 30 lojas no país, os produtos licenciados crescem em quantidade e disponibilidade. Em São Paulo, a NBA House é um caso bem sucedido de espaço para reunião e interação entre fãs durante as finais da liga.

“Boa parte do sucesso do licenciamento está atrelado ao sucesso do varejo. Hoje já são 23 lojas da NBA no Brasil, estamos indo para quase 30 até o final do ano. O fato de você ter seu próprio canal de distribuição (as lojas) ajuda muito na relação com os licenciados. Já passa a ter o cliente e o canal de venda. Isso vem ajudando muito a gente com negociações nacionais, com parceiros como a Rider e a New Era e muitos outros que buscam a NBA para se associar à nossa marca e vender seu produto no nosso canal. Sem dúvida é o melhor momento que a gente tem como liga, não só na parte de varejo e licenciamento, mas como marca como um todo. Já são mais de 210 escolas de basquete espalhadas no Brasil todo, a NBA House tem sido um sucesso absurdo de vendas. É um momento muito bacana para a liga, hoje”.

Ele comemora a oportunidade de ter os mascotes no parque – Burnie (Miami Heat), Stuff (Orlando Magic), The Raptor (Toronto Raptors) e The Gorilla (Phoenix Suns) marcaram presença na inauguração –, um tipo de negociação que não é tão simples com a liga. A presença de jogadores é uma possibilidade para o futuro. CEO do NBA Park, Jonas Ortiz falou sobre a relação dos parque com os escritórios da NBA nos EUA.

“Essa relação começou há dois anos atrás. No meio do caminho, um grupo acabou adquirindo metade das lojas da NBA no Brasil, que fazem parte do grupo Dilly. O parque surgiu com a ideia, com aprovação de Nova York, de criar esse conceito para o fã brasileiro que tem pouco acesso a uma liga que é jogada só nos Estados Unidos, imergir nesse sistema. É uma relação muito benéfica para todos os lados. Agora a NBA tem uma ativação plena para o ano inteiro. A House é uma ativação de sucesso, mas é temporária. Agora, a NBA já tem uma casa fixa no Brasil.

O parque fica na Av. das Hortênsias, 4.795 (entre Gramado e Canela), com ingressos a partir de R$ 79,50.

* O repórter viaja a convite do NBA Park.

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