Esportes
CSA: Tomas Bastos denuncia caso de racismo em Erechim
Meia azulino disse ter sido alvo de frase racista, partindo da torcida do Ypiranga de Erechim-RS, em partida desse domingo (7)


O jogador do CSA Tomas Bastos denunciou ter sido vítima de racismo, durante a partida contra o Ypiranga, no Estádio Colosso da Lagoa, no Rio Grande do Sul, nesse domingo (7), pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Foi feito um Boletim de Ocorrência (BO), que vai resultar na abertura do inquérito.
A suspeita do crime, uma torcedora do Ypiranga, foi identificada apenas como Gabriela e teria praticado o ilícito quando o jogador estava se preparando para cobrar o escanteio, momento em que gritou a seguinte frase: "Vai logo, macaco".
Após isso, o jogador,visivelmente ofendido, comunicou o fato ao delegado da partida, Paulo Ricardo Machado Santos, que confirmou com o bandeirinha.
Sendo assim, Gabriela foi detida na arquibancada e conduzida à 11ª Delegacia de Polícia, no Rio Grande do Sul, para registro. No BO do Azulão, foi informado que a torcedora do Canarinho foi levada sem a necessidade do auxílio de algemas. Tomas não se fez presente no momento da realização do Boletim, pois a situação aconteceu durante a realização da partida.
O CSA, na manhã dessa segunda-feira (8)m publicou uma nota de repúdio, abominando qualquer ação racista e classificou isso como “inadmissível”.
“O Centro Sportivo Alagoano lamenta profundamente mais um caso de racismo no futebol. Durante a partida deste último domingo, diante do Ypiranga, pela segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o atleta Tomas Bastos foi vítima de injúria racial por parte de torcedores adversários. Repudiamos veementemente qualquer tipo de discriminação, que precisa ser combatido em qualquer situação. É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2023, não há espaço para o racismo em nossa sociedade.
O clube reforça que sempre luta contra o racismo, com campanhas e lançamentos de camisas. Em 2021, por exemplo, o CSA entregou uma camisa com a frase “Diga não ao racismo” para o atleta Celsinho, do Londrina, que na época também havia sofrido injúria racial. Reiteramos todo o nosso apoio ao atleta Tomas Bastos neste momento e informamos que um Boletim de Ocorrência (BO) foi realizado. O Azulão repudia todo e qualquer ato de preconceito e espera que os responsáveis respondam pelos seus atos”, diz a nota emitida pelo clube azulino.
YPIRANGA 1 X 1 CSA
Dentro de campo, os times ficaram no empate por 1 a 1. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo, com o próprio Tomas Bastos, de falta para o CSA, ainda aos seis minutos, e Erick, para o Ypiranga, aos quinze.
Com o resultado, o Azulão somou o primeiro ponto e ficou na 14ª colocação. Já o Ypiranga é o segundo colocado na Série C, com quatro pontos. No fim de semana que vem, o time marujo entra em campo contra o Floresta.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.