loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Esportes

Esportes

Governo repudia ataques racistas contra Vinícius Jr.

Ministra das Relações Exteriores substituta, embaixadora Maria Laura da Rocha considerou abjetos os atos de racismo contra o jogador

Ouvir
Compartilhar
Na derrota do Real Madrid para o Valencia, no final de semana, Vini Jr. foi alvo de injúria racial mais uma vez
Na derrota do Real Madrid para o Valencia, no final de semana, Vini Jr. foi alvo de injúria racial mais uma vez -

A ministra das Relações Exteriores substituta, a embaixadora Maria Laura da Rocha, considerou abjetos os atos de racismo contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr, atacante do clube espanhol Real Madrid, ocorridos nesse domingo (21).

A embaixadora destacou a recorrência dos atos de racismo. “Espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes, e sim, contra toda a humanidade a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador”.

A declaração foi dada pela embaixadora Maria Laura nessa segunda-feira (22), durante a abertura do seminário Brasil-África: relançando parcerias, no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento faz parte das comemorações do Dia da África, na próxima quinta-feira (25).

Com esse caso, o Real Madrid apresentou nessa segunda-feira (22) uma denúncia na Procuradoria-Geral da Espanha por delitos de ódio e discriminação contra Vinícius.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Procurada pelo g1, a Procuradoria-geral espanhola disse que já abriu uma investigação formal sobre o caso.

“O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades”, declarou o clube madrilenho, em um comunicado.

Nessa manhã, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu com Vinícius Jr. para comunicar ao jogador as ações do clube.

Na noite de domingo (22), o técnico do Real Madrid, Carlos Ancelotti, já havia saído em defesa do brasileiro. Em entrevista coletiva depois do jogo, Ancelotti se recusou a falar sobre a partida e atacou a La Liga.

Também nessa segunda, o presidente da La Liga, Javier Tebas, rebateu críticas feitas pelo brasileiro à liga espanhola, por se omitir diante de casos similares, e afirmou que "nem a Espanha, nem a La Liga são racistas".

"Não podemos permitir que se manche a imagem de uma competição que é sobre o símbolo de união de povos, onde mais de 200 jogadores são de origem negra em 42 clubes que recebem em cada rodada o respeito e o carinho da torcida, sendo o racismo um caso extremamente pontual (9 denúncias) que vamos eliminar".

NEYMAR NO UNITED?

Outro brasileiro que vem sendo destaque na mídia internacional é Neymar. O Manchester United iniciou conversas com o PSG para contratar o atacante. De acordo com o jornal “L’Equipe”, as negociações começaram e, apesar de Neymar ter contrato com o PSG até 2027, o clube não se colocaria contra a saída do astro na janela de transferências do meio do ano, desde que “sob certas condições”.

Ultimamente, a relação de Ney e a torcida não vem sendo amistosa.

Relacionadas