Depois de mais um fiasco na Série B do Brasileiro, quando sofreu mais uma derrota na competição, desta vez para o Juventude, no último sábado (27), a direção do CRB demitiu o técnico Umberto Louzer, logo após a partida, e, na noite do mesmo sábado, confirmou a contratação de Daniel Paulista. Velho conhecido da torcida regatiana, o treinador do Galo está de volta ao clube para comandar a equipe profissional na sequência da temporada 2023.
Daniel Paulista treinou o CRB, no Campeonato Brasileiro Série B do ano passado, estando à frente da equipe em 30 jogos e tendo conquistado 12 vitórias e dez empates na competição. O novo treinador – nem tão novo assim no Galo – e membros da comissão técnica chegaram a Maceió, nessa segunda (29), e já iniciaram os trabalhos no CT Ninho do Galo.
NÚMEROS
Daniel Paulista foi embora do CRB em novembro de 2022. Não durou nem sete meses e o técnico já está de volta ao Ninho do Galo. Porém, parece um verdadeiro déjà-vu. A primeira passagem de Daniel no Galo começou em 15 de maio de 2022 e a situação regatiana naquele momento lembra muito o que está acontecendo hoje em dia.
Na ocasião, o treinador assumiu o Regatas, após sete rodadas na Série B. O CRB enfrentava uma crise tremenda, na lanterna da Segundona. Por isso, demitiu Marcelo Cabo, que havia conquistado o Campeonato Alagoano há pouquíssimo tempo. Porém, qualquer semelhança com a situação de Umberto Louzer não é mera coincidência.
Antes de Daniel Paulista chegar, o Galo havia feito sete jogos, com apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas. Um aproveitamento pífio de 19%. Neste ano, os números são muito semelhantes. Em oito partidas, são cinco derrotas, dois empates e um triunfo. São cinco pontos, um aproveitamento de 20,8%, além de ocupar a 18ª colocação da Série B.
O que dá esperança para a torcida regatiana são os bons números conquistados durante a era Daniel Paulista. O treinador esteve presente em 30 jogos e conquistou 12 vitórias, além de dez empates e oito derrotas. O aproveitamento saltou de 19%, para 51,1%. Mais do que suficiente para manter o Galo na Série B.
A grande diferença entre 2022 e 2023 são as mudanças no elenco regatiano. Do time padrão utilizado por Daniel, pelo menos cinco titulares foram embora: Reginaldo, Fabinho, Emerson Negueba, Gilvan e Claudinei. Entretanto, alguns titulares permanecem, como Diogo Silva, Anselmo Ramon, Guilherme Romão e Gum.
Vale lembrar que no final de 2022, após a saída de Daniel Paulista, o presidente regatiano Mário Marroquim conversou com a Gazeta de Alagoas e afirmou que a saída se deu por conta de divergências na montagem do elenco para 2023. Inclusive, a saída foi reclamada por alguns torcedores, à época.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.