Esportes
MUNDIAL FEMININO DEVE SER O ÚLTIMO DE MARTA
Tudo indica que esta será a última Copa do Mundo da meia-atacante alagoana


A Copa do Mundo de futebol feminino, que será realizada entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia, deve marcar o fim de uma Era na Seleção Brasileira. Isso porque tudo indica que este será o último mundial da meia-atacante Marta.
A jogadora não fez parte do grupo na última convocação – para a disputa da Finalíssima contra a Inglaterra e amistoso com a Alemanha, ambos em abril – graças a uma lesão muscular. Porém, a expectativa é que o nome da alagoana esteja na lista de convocadas, que será anunciada nesta terça (27), na CBF.
A história de Marta em Copas do Mundo começou em 2003, no torneio que foi disputado nos EUA. De lá para cá, foram cinco Mundiais disputados, com direito a um vice-campeonato em 2007, na China, e a marca de maior artilheira da história de todas as Copas – masculina e feminina – com 17 gols.
Com tanta bagagem, a importância de Marta na equipe de Pia Sundhage vai além do campo e, para além da despedida, há uma preocupação com uma renovação do elenco. Em 2019, após a derrota para a França nas quartas da Copa do Mundo, Marta já havia expressado sua preocupação com a transição de geração.
“A gente pede tanto apoio, mas também precisa valorizar. A gente tem que chorar no começo para sorrir no fim. Quando digo isso é querer mais, treinar mais, estar pronta para jogar quantos minutos forem necessários. Não vai ter uma Formiga, Marta ou Cristiane para sempre. O futebol feminino depende de vocês para sobreviver. Pensem nisso, valorizem mais”, declarou Marta, na ocasião.
O Brasil estreia na competição em 24 de julho, contra o Panamá, às 8h (de Brasília).