O Atlético-MG é tricampeão brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o pleito do clube, nessa sexta-feira (25), para transformar a conquista “campeão dos campeões” de 1937 como título nacional, análogo à Série A do Campeonato Brasileiro.
A homologação foi realizada oficialmente pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e por outros membros da entidade em reunião no Rio de Janeiro com a cúpula de membros do Atlético-MG. Nas redes sociais, o clube celebrou a conquista em postagem com a taça de campeão.
O Galo foi representado pelo vice-presidente José Murilo Procópio, por Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo do clube, e por Rubens Menin, membro dos 4R’s e um dos acionistas da SA do clube.
O documento confeccionado pela CBF é assinado pelo presidente da entidade e outros membros. Nele, foi entendido que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.
O campeonato de 1937 é tratado como “pioneiro” na conclusão da CBF. A homologação do título será comunicada à Conmebol e também a Fifa. A conquista não valerá para ganho de pontos do Galo no Ranking Nacional de Clubes e nos rankings da Conmebol e da Fifa.