O mês de setembro chegou e com ele vem uma fase decisiva para o CRB na Série B. Enfim incluído na parte de cima da tabela, o Galo sonha em beliscar uma vaguinha no G4. Para isso, precisa de uma sequência no mínimo exemplar, nos próximos quatro jogos. Isso porque enfrentará diretamente quatro times que estão na briga direta pelo acesso.
Os adversários serão Vila Nova (6º colocado), Vitória (1º colocado), Juventude (5º colocado até o fechamento desta edição) e Guarani (7º colocado). Atualmente, todos esses clubes possuem uma distância mínima para o G4 de três pontos. O grupo de acesso da Série B tem Vitória, com 47 pontos, seguido por Novorizontino e Sport, ambos com 45, e Criciúma, que tem 44.
Hoje, o CRB é apenas o 10º colocado, com 36 pontos. Ou seja, oito pontos a menos que o Criciúma. Porém, esses 12 pontos em disputa são determinantes, pois podem colocar o time regatiano próximo do G4 e tirar pontos preciosos de quem está lá em cima. No melhor dos cenários, se o Galo vencer todas as partidas, ele chegaria à 30ª rodada com 48 pontos.
Porém, um cenário adverso pode minar completamente as chances de acesso, que já são baixas (pouco mais de 5%). Entre os adversários, o Galo enfrentará dois deles em Maceió e dois longe de casa. O problema é que são duas viagens longas. A primeira para Goiânia e a segunda para Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Tudo isso apenas no mês de setembro. A boa notícia é que a distância entre os confrontos será de uma semana, então o tempo de descanso e de preparação será bem proveitoso para a comissão técnica.
Vale lembrar que foi justamente essa sequência que derrubou o técnico Umberto Louzer no primeiro turno do Brasileirão. Na época, o CRB já não acumulava bons resultados e perdeu para o Vila (3x0), Vitória (1x0) e Juventude (2x1). Após a derrota para os gaúchos, Louzer foi demitido e Daniel Paulista foi contratado, vencendo o Guarani, por 1 a 0, na estreia.
O mês de setembro provavelmente ainda terá um quinto embate e, mais uma vez, o CRB terá que desafiar um clube que está atualmente acima na tabela, que é o Mirassol. A CBF ainda definirá o horário deste encontro, entretanto, até lá, muita coisa pode mudar na tabela de classificação.
O bom é que o clube regatiano vive uma fase abençoada. A equipe não perde desde a 20ª rodada e somou 12 pontos em 18 disputados. Tudo isso cria um clima de otimismo entre os torcedores alvirrubros.
CONFIRA A SEQUÊNCIA DO CRB EM SETEMBRO:
Vila Nova (6º) x CRB – 3 de setembro;
CRB x Vitória (1º) – 10 de setembro;
Juventude (5º) x CRB – 16 de setembro;
CRB x Guarani (7º) – 23 de setembro;
Mirassol (9º) x CRB – 29 ou 30 de setembro.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.