
COPA DO MUNDO DE 2030 SERÁ EM 3 CONTINENTES
Argentina, Uruguai e Paraguai sediarão os jogos iniciais do Mundial, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos receberão o restante da competição
Por Lance! | Edição do dia 05/10/2023 - Matéria atualizada em 05/10/2023 às 04h00
A Fifa e a Conmebol anunciaram, na manhã dessa quarta-feira (4), que o combinado de Argentina, Uruguai e Paraguai sediará os jogos iniciais da Copa do Mundo de 2030, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos receberão o restante da competição. Ou seja, será em três continentes: América do Sul, Europa e África.
A decisão, aprovada pela Fifa, faz parte de uma espécie de celebração dos 100 anos do Mundial, que teve sua primeira edição realizada justamente em território uruguaio.
“Cremos que um Mundial de 100 anos não poderia nem deveria deixar de recordar e estar à altura da circunstância. E assim entendeu o Conselho da Fifa. O futebol unirá três continentes. O futebol une seis países em uma data histórica. Estou sumamente feliz e sigo com ganas de festejar. Há muitos motivos para festejar, celebrar, reconhecer e agradecer a quem fez ser possível esta proposta”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
Além dos jogos iniciais, a Conmebol e a Fifa também devem realizar eventos de celebração dos 100 anos da Copa em solo sul-americano. O primeiro jogo do torneio será no Estádio Centenario, em Montevidéu (URU), onde os donos da casa, em 1930, se sagraram campeões inaugurais.
A Associação de Futebol da Argentina (AFA) anunciou, em sua conta oficial no X, que o primeiro jogo da Albiceleste no Mundial de 2030 será em solo local. Ainda não há, porém, a definição do estádio exato.
De forma surpreendente, o Chile foi deixado de fora do combinado sul-americano. Já se esperava há um tempo que o país cortado pela Cordilheira dos Andes fizesse parte de um quarteto, mas o anúncio de ontem não envolveu sua presença. A Arábia Saudita, que inicialmente acelerou por uma candidatura para 2030, mudou os planos e deve entrar forte, com o apoio de astros recém-contratados e o rodízio de continentes, para a edição seguinte.