app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5756
Esportes Ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet havia sido condenado por falas contra o heptacampeão Lewis Hamilton

CONDENAÇÃO DE NELSON PIQUET É ANULADA

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) aceitou novo recurso do ex-piloto

Por GE | Edição do dia 13/10/2023 - Matéria atualizada em 13/10/2023 às 04h00

Sete meses após a 20ª Vara Cível de Brasília condenar o tricampeão da F1 Nelson Piquet a pagar R$ 5 milhões em indenização por falas racistas e homofóbicas referentes a Lewis Hamilton, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) aceitou novo recurso do ex-piloto.

O juiz Aiston Henrique de Sousa, que avaliou a ação na última quarta-feira (11) pela 4ª Turma Cível, anulou a sentença. A informação foi antecipada pelo "Metrópoles".

Piquet chegou a tentar solicitar um recurso à sentença em maio deste ano. Porém, a juíza Thaissa de Moura Guimarães negou o pedido. As entidades autoras do processo, ligadas ao movimento negro e LGBTQIA+, podem recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

As falas de Piquet sobre Hamilton foram proferidas em uma entrevista que ganhou notoriedade em junho do ano passado. O ex-piloto usou o termo racista "neguinho" diversas vezes para se referir a Hamilton, ofendeu o ex-rival Keke Rosberg e o antigo adversário do heptacampeão, Nico Rosberg, e emitiu ainda um comentário homofóbico ao voltar a falar sobre o piloto da Mercedes.

- O "neguinho" meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, "aqui eu arranco ele de qualquer maneira". O "neguinho" deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem - disse Piquet, na entrevista em questão, acrescentando em outro trecho:

- O Keke? Era uma b... Não tinha valor nenhum", afirmou. "É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato. O neguinho [Hamilton] devia estar dando mais c... naquela época e ‘tava’ meio ruim.

Mais matérias
desta edição