
Brasil fica no Grupo A do Pré-Olímpico
Seleção comandada por Ramon enfrenta Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador
Por GE | Edição do dia 21/10/2023 - Matéria atualizada em 21/10/2023 às 04h00
A Seleção Brasileira vai enfrentar Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador no Grupo A da primeira fase do Torneio Pré-Olímpico do futebol masculino, que será disputado entre janeiro e fevereiro de 2024, na Venezuela.
O sorteio das chaves, realizado nessa sexta-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai, colocou Argentina e Uruguai no Grupo B, junto com Chile, Paraguai e Peru.
As duas melhores seleções de cada grupo avançam ao quadrangular final, que definirá os dois países classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Brasil é o atual bicampeão olímpico no futebol masculino. No feminino, a Seleção Brasileira já está classificada para os Jogos de Paris-2024.
No sorteio dessa sexta, a Venezuela foi alocada como cabeça de chave no Grupo A, por ser o país anfitriã do Pré-Olímpico, e a Argentina ficou como cabeça de chave no B, por ter vencido o último Pré-Olímpico. Brasil e Uruguai ficaram no Pote 1 do sorteio, de modo que não poderiam se enfrentar na primeira fase.
No primeiro amistoso preparatório para o Pré-Olímpico, no dia 7 de setembro, a seleção sub-23 do Brasil, comandada por Ramon Menezes, foi derrotada por 1 a 0 pelo Marrocos, em Fez. As duas seleções iriam se enfrentar novamente quatro dias depois, mas o segundo jogo foi cancelado devido a um terremoto no país.
Na próxima semana, a seleção sub-23 inicia a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que servirá como preparação final para o Pré-Olímpico. O Brasil não conquista a medalha de ouro no futebol masculino do Pan-Americano desde os Jogos de Indianápolis, em 1987.
O Brasil terá pela frente os EUA, dia 23, a Colômbia, dia 26, e Honduras, dia 29, em partidas que serão disputadas em Valparaíso e Viña del Mar. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a semifinal, que definirá a disputa pelo ouro no dia 4 de novembro.