Demorou, mas chegou. Na noite dessa quarta-feira (8), enfim a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Pré-Copa do Nordeste 2024, além de definir o chaveamento. Envolvidos na disputa, a dupla CSA e ASA conheceu os adversários, que serão do Ceará. O Azulão pega o Iguatu, enquanto o Alvinegro encara o Ferroviário.
De acordo com o regulamento, o formato de disputa não muda. Para a definição dos confrontos da 1ª fase, a entidade respeitou o último Ranking Nacional de Clubes (RNC) divulgado. Ou seja, há cruzamento olímpico entre os 16 envolvidos.
Primeiro colocado do RNC entre os clubes da Pré-Copa, o CSA enfrenta o pior ranqueado. Além disso, o classificado será definido em jogo único, com mando da equipe melhor ranqueada, neste caso, o Azulão.
O ASA enfrentará o Ferroviário pelo segundo ano seguido. Nesta temporada, curiosamente, os dois clubes se enfrentaram e o Tubarão se classificou nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Os confrontos eram previstos, contudo, faltava a chancela da CBF.
Apesar de a tabela básica ter sido divulgada, ainda não há definição referente aos locais dos jogos, tampouco dias e horários. O que se sabe, é que o torneio iniciam no dia 7 de janeiro.
AZULÃO
Mês de novembro já chegou e cada vez mais a apresentação do elenco do CSA para 2024 está se aproximando. O planejamento da diretoria comandada por Marlon Araújo é que a pré-temporada se inicie no dia 4 de dezembro, ou seja, daqui a menos de um mês. Porém, para isso, o time ainda busca fechar boa parte do elenco.
Segundo o próprio diretor azulino, alguns jogadores que possuem acordo com o Azulão estão disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, por isso ainda não podem assinar o contrato em definitivo com o time marujo. Sendo assim, o CSA aguarda o fim da competição para fechar acordo com seus novos atletas.
A Segundona tem previsão para terminar no dia 25 novembro. Isso preocupa o torcedor, já que os atletas poderão estar com desgastes..
Até o momento, somente oito jogadores estão confirmados no elenco do ano que vem. Além do goleiro Lucas Matheus, da base, o CSA já fechou com Marquinhos, Pedro Favela, Douglas Skilo, Michel Custódio, Caio Vitor e Fernando Castro. Dos remanescentes, Paulo César tem contrato até o ano que vem. Marciel tem situação indefinida.
Um jogador que teve o nome especulado foi o atacante Gustavo Xuxa, de 30 anos. Atualmente, no Botafogo de Ribeirão Preto, disputando a Série B, o atleta pode ser um dos contratados para 2024. Entretanto, ele segue em atividade com o Pantera.