Cria do Zumbi, clube de União dos Palmares-AL, João Victor Silva dos Santos, 19 anos, que está no Flamengo, desde o início do ano, voltou a Alagoas, mas apenas para alguns dias de férias. Ele aproveitou para visitar familiares e amigos. Inclusive, já retornaria ao Rio de Janeiro, nessa sexta (24), para se reapresentar ao Rubro-Negro.
João Victor foi oficialmente negociado com o Flamengo no final de janeiro deste ano, para integrar as categorias de base do clube carioca. Hoje ele faz parte do time sub-20, com contrato válido até 2026.
Em meio ao período de folga, ele arrumou um tempinho e conversou com a Gazeta, sobre como é estar defendendo as cores do Mengão. "É gratificante demais estar fazendo parte de um grande clube e estar realizando um sonho de criança", afirmou.
Após ser destaque na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2023, defendendo as cores do Zumbi-AL, o atacante alagoano chamou a atenção da diretoria rubro-negra, mesmo após a eliminação do Pantera para o Sport, na segunda fase da competição.
Nascido em Flexeiras-AL, João Victor tem um irmão, Júlio César. Ele contou que foi abandonado pelo pai biológico e foi criado pelo tio José Cícero Batista. "O qual tenho o maior orgulho de chamar de pai", revelou, acrescentando que sua mãe de criação é a avó, dona Sônia.
O jovem talentoso lembrou como iniciou sua paixão pelo futebol, que já vem desde criança, até chegar a um grande clube. "Há cinco anos, eu via a minha mãe (avó) deixar de comer para sobrar comida para mim e meu irmão. Às vezes saía para jogar bola apostando para comer e não vê-la ficar sem comer. Hoje eu tenho orgulho de mim e não reclamo de nada que passei".
No Flamengo, Victor disputou o Campeonato Carioca Sub-20, a Copa Rio e o Brasileiro da categoria. O técnico dos meninos no Flamengo é Mário Jorge. "Fomos campeões no Brasileiro. E também disputamos a Copa Atlântico, no Recife", destacou.
E não esqueceu de agradecer a Deus, pelo momento que está vivendo no futebol e com a sua família, suas duas paixões. "Deus sempre esteve comigo e, graças a Ele, a meu pai (tio) e a minha mãe (vó), por terem me dado o incentivo de buscar meu sonho, hoje não falta nada, não falta comida dentro de casa", encerrou.
Conforme matéria já veiculada na Gazeta, o Flamengo não adquiriu 100% dos direitos econômicos de Victor. Há cláusulas onde o time carioca tem duas opções de compra. A primeira, em 2025, e a segunda, em 2026. Caso decida ativar as duas opções, o Fla ficará com 70% do atleta e o Zumbi mantém 30%.