O início da Série C de 2024 está longe, no entanto, a competição, finalmente, teve seus 20 clubes definidos. O CSA é o único representante alagoano no torneio e terá oito novos adversários, após o fechamento da Série B e da Série D desta temporada.
Além do Azulão, estarão na Terceirona do ano que vem: ABC, Aparecidense, Athletic, Botafogo da Paraíba, Caxias, Confiança, Ferroviária, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Londrina, Náutico, Remo, Sampaio Corrêa, São Bernardo, São José, Tombense, Volta Redonda e Ypiranga de Erechim.
Entre as novidades, estão os quatro que subiram da Série D e os quatro que caíram da Série B. Entre os recém-promovidos, o CSA terá apenas um velho conhecido: o Ferroviário. Os times se enfrentaram na Copa do Nordeste deste ano e empataram por 1 a 1.
Por outro lado, o time azulino terá pela frente Ferroviária, Caxias e Athletic. O Azulão, inclusive, jamais enfrentou esse trio e será a novidade do ano que vem.
Entre as equipes que foram rebaixadas da Segundona, o CSA conhece bem todos eles: ABC, Londrina, Sampaio Corrêa e Tombense. Recentemente, o time marujo enfrentou a maioria deles na Série B e na Série C. Vale lembrar que, em 2017, quando o CSA conquistou o acesso para a Série B, foi justamente em um duelo com o time de Tombos.
NORDESTE EM ALTA
A região que está sendo mais representada na Série C de 2024 é o Nordeste, com oito representantes. O Sul e Sudeste, por outro lado, possuem cinco representantes cada. Centro-Oeste e Norte terão apenas um clube no ano que vem.
Isso significa um acréscimo em relação a 2023, onde sete nordestinos disputaram o torneio. Saíram América-RN e Altos, enquanto entraram Sampaio Corrêa, ABC e Ferroviário.
Além disso, uma curiosidade é que a Série C 2024 terá uma galeria de times que já foram campeões da competição. São cinco, no total: CSA (2017), ABC (2010), Náutico (2019), Sampaio Corrêa (1997) e Remo (2005).
FÓRMULA DE DISPUTA
Até o momento, não há indícios de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mude o formato atual da Série C. No entanto, a possibilidade não está descartada. Caso não mude, o CSA tem garantido 19 partidas no segundo semestre do ano que vem, sendo que seriam dez em casa e nove como visitante.
No momento, a Série C segue sendo disputada por 20 clubes, onde se enfrentam em turno único. Os quatro últimos são rebaixados, enquanto os oito melhores se classificam para a 2ª fase.
Já na fase final da competição, os oito times são divididos em dois grupos de quatro clubes. Os dois melhores de cada chave sobem para a Série B de 2025.
* Sob supervisão da editoria de Esportes.