app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes Guilherme Madruga, agora jogador do Cuiabá, foi eleito pelo gol de bicicleta que marcou pelo Botafogo-SP em jogo contra o Novorizontino pela Série B do Brasileiro, no dia 27 de junho de 2023

Fifa The Best: Guilherme Madruga conquista o Prêmio Puskás 2023

Messi foi eleito melhor jogador do mundo, Ederson venceu como melhor goleiro e Marta foi homenageada

Por Fernanda Medeiros | Edição do dia 16/01/2024 - Matéria atualizada em 16/01/2024 às 04h00

/Guilherme Madruga, agora jogador do Cuiabá, foi eleito pelo gol de bicicleta que marcou pelo Botafogo-SP em jogo contra o Novorizontino pela Série B do Brasileiro, no dia 27 de junho de 2023

O Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada está em mãos brasileiras pela terceira vez. Nessa segunda (15), em cerimônia realizada em Londres, o volante Guilherme Madruga foi vitorioso em disputa que teve Nuno Santos, português do Sporting, e Julio Enciso, paraguaio do Brighton, como finalistas.

Madruga, agora jogador do Cuiabá, foi eleito pelo gol de bicicleta que marcou pelo Botafogo-SP em jogo contra o Novorizontino pela Série B do Brasileiro, no dia 27 de junho do ano passado. Antes dele, Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015, foram os outros brasileiros vitoriosos.

“Um dia único na minha vida. Com certeza está marcado na minha história e também na memória de todos que me acompanham desde o começo da minha trajetória”, disse Madruga.

MESSI DE NOVO

A Era Messi continua. O craque argentino foi coroado no The Best e, pela oitava vez em sua carreira, foi o eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Mas desta vez foi uma surpresa. O camisa 10 do Inter Miami, também vencedor da Bola de Ouro em 2023, superou o favorito Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do PSG, que completaram o pódio. Nenhum dos três finalistas esteve na cerimônia.

MARTA E OUTROS PREMIADOS

Jogadora mais premiada pela Fifa, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018, a brasileira Marta foi homenageada na cerimônia. A camisa 10 do Brasil vai dar nome a um novo prêmio criado pela Fifa, para a autora do gol mais bonito do mundo no futebol feminino.

Aos 37 anos, a alagoana se despediu em 2023 das Copas do Mundo, como a maior artilheira da competição, entre homens e mulheres, com 17 gols marcados em seis edições disputadas.

O Fifa The Best também fez uma bonita homenagem a Bobby Charlton, Mário Lobo Zagallo e Franz Beckenbauer, históricos jogadores que faleceram em 2023.

Já o brasileiro Ederson, do Manchester City, conquistou o prêmio de melhor goleiro de 2023. E a inglesa Mary Earps foi eleita a melhor goleira do mundo.

A Fifa anunciou, ainda, a seleção do ano de 2023, parte do evento realizada em parceria com o Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol (FIFPro), que divulga os finalistas. Vinicius Junior está na equipe, dominada por atletas do Manchester City. A Seleção (masculina): Thibaut Courtois; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin De Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Júnior.

A Seleção (feminina): Earps, Carmona, Bronze, Greenwood; Walsh, Russo, James, Toone e Bonmatí; Morgan e Kerr.

E o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, levou o prêmio de melhor treinador do mundo em 2023. Já no feminino, a vencedora foi a holandesa Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra.

*Com informações do ge

Mais matérias
desta edição