app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Esportes Campeonato Alagoano de 2024, que tem início neste sábado (20), promete muitas emoções entre os oito clubes que vão brigar pelo maior título do futebol de Alagoas

Campeonato Alagoano inicia com 8 clubes na disputa pelo troféu de 2024

CRB, CSA, CSE, ASA, Coruripe, Murici, Penedense e Cruzeiro de Arapiraca são os times da edição deste ano

Por Guilherme Nobre | Edição do dia 20/01/2024 - Matéria atualizada em 20/01/2024 às 04h00

O Campeonato Alagoano está de volta neste sábado (20). Oito equipes estão na disputa para alcançar o título máximo de Alagoas nos próximos três meses. Em clima de futebol, a Gazeta de Alagoas traz uma matéria especial: um guia para os torcedores que irão acompanhar o Estadual.

Na disputa, estarão CRB, CSE, Coruripe, Murici, Penedense, ASA, Cruzeiro de Arapiraca e CSA. Dos oito participantes, cinco já conquistaram o título alguma vez. Mesmo assim, todos já ganharam algum título estadual, seja Copa Alagoas ou 2ª Divisão.

REGULAMENTO

O Estadual segue com o mesmo regulamento das últimas duas temporadas. Os oito clubes se enfrentam em turno único e a classificação é definida por pontos corridos. Os quatro melhores estarão classificados para as semifinais. Já o lanterna será rebaixado para a 2ª Divisão de 2025.

A partir das semis, os times passam a se enfrentar em ida e volta. Os duelos ocorrerão por cruzamento olímpico: 1º colocado x 4º colocado e 2º x 3º. Os classificados disputam a decisão, marcada para o início de abril.

Além disso, o campeão do Alagoano terá vaga na Copa do Brasil, fase de grupos da Copa do Nordeste e Série D de 2025. Caso o campeão seja CRB ou CSA, a vaga na Série D será remanejada para o melhor posicionado sem divisão. O vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil e na Pré-Copa do Nordeste. E o 3º colocado (que somar mais pontos contando todas as fases) disputará uma vaga na Copa do Brasil contra o campeão da Copa Alagoas.

ASA

Participações: 62

Melhor campanha: Campeão (7 vezes)

Campanha em 2023: 2º lugar

Destaque: Anderson Feijão

Estádio: Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)

Técnico: Leandro Sena

O ASA vem para o campeonato com grande expectativa. Vice em 2022 e 2023, a diretoria visa à briga pelo título mais uma vez. Para isso, a equipe renovou com jogadores importantes, como Cris Lucca, Didira e Júnior Viçosa. Quanto às novidades são: Wermerson, Roni Lobo e Gabriel Feliciano.

Sob o comando de Leandro Sena, atual campeão potiguar, o ASA tem como destaque Anderson Feijão.

CORURIPE

Participações: 17

Melhor campanha: Campeão (3 vezes)

Campanha em 2023: 4º lugar

Destaque: Max

Estádio: Gérson Amaral (Coruripe)

Técnico: Roberto de Jesus

O Hulk vem de uma campanha promissora, mas perdeu muito de uma temporada para a outra. Do elenco do ano passado, poucos ficaram e o Coruripe apostou em diversos jogadores que vieram do futebol do Norte e Nordeste. Uma das maiores valências foi o lateral-direito Max, campeão da Segundona com o Cruzeiro.

No comando técnico está Roberto de Jesus, que estava na base do Fernandópolis e terá sua primeira experiência como treinador em Alagoas.

CRB

Participações: 91

Melhor campanha: Campeão (33 vezes)

Campanha em 2023: Campeão

Destaque: Anselmo Ramon

Estádio: Rei Pelé (Maceió)

Técnico: Daniel Paulista

Campeão em 2022 e 2023, o CRB é franco favorito ao título em 2024. Além de ser o time com mais poder de investimento, também é o único que está na Série B em 2024. Essa moral toda só cresceu com a chegada de jogadores como Jorginho (ex-Sport), Formiga (ex-Ceará) e Gegê (ex-Vitória).

No banco de reservas, o Galo inicia o ano com Daniel Paulista, que comandará no Estadual pela primeira vez. Apesar do bom entrosamento, a arma regatiana ainda é Anselmo Ramon, que tem mais de 30 gols em dois anos e é candidato a artilharia.

CRUZEIRO

Participações: 3

Melhor campanha: 6º lugar (2022)

Campanha em 2023: 7º lugar

Destaque: Jerfesson

Estádio: Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca)

Técnico: Bruno Monteiro

Pelo terceiro ano seguido o Cruzeiro disputa o Estadual. Após passar certo sufoco em 2023, o time quer renovação. Por isso, contratou Bruno Monteiro, jovem e que ficou em 3º no Alagoano do ano passado. O sonho é de pelo menos chegar nas semifinais.

Bruno Monteiro é lembrado pela defesa e ele terá no gol Jerfesson. O Urso ainda manteve peças interessantes, como Vera Cruz, Batata, Jair Amaral e Celestino, que mantém a espinha dorsal para tentar surpreender.

CSA

Participações: 91

Melhor campanha: Campeão (40 vezes)

Campanha em 2023: 5º lugar

Destaque: Jean Cléber

Estádio: Rei Pelé (Maceió)

Técnico: Rogério Corrêa

O CSA é uma das incógnitas do Estadual. Com uma campanha ruim em 2023, a ideia é voltar, pelo menos, às semifinais. Para isso, o time foi completamente reformulado, com mais de 20 contratações fechadas e apenas dois remanescentes. Além disso, mudou a comissão técnica, com a vinda de Rogério Corrêa.

Em meio ao caos das constantes mudanças, o Azulão tem Jean Cléber como destaque. O volante disputava a Série B pelo Avaí e optou pela volta. O elenco é mesclado de jovens e experientes, como Gustavo Xuxa, Tiago Marques e Deivity. Os mais novos são Lucas Marques, Biazus e Popó.

CSE

Participações: 52

Melhor campanha: Vice-campeão (2 vezes)

Campanha em 2023: 6º lugar

Destaque: Ibson Melo

Estádio: Juca Sampaio (Palmeira dos Índios)

Técnico: Rodrigo Fonseca

Atual campeão da Copa Alagoas, o Tricolorido quase caiu para a 2ª Divisão em 2023. Depois do susto e com a vaga da Série D assegurada, o sonho para este ano é mais ousado. O CSE tem como meta alcançar, pelo menos, o mata-mata.

Boa parte dos jogadores estava no Nacional de Patos, que era comandado por Rodrigo Fonseca, atual treinador. O principal nome é Ibson Melo, que vem do futebol da Tailândia. O ponta, porém, não deve estar apto nos primeiros jogos.

MURICI

Participações: 23

Melhor campanha: Campeão (1 vez)

Campanha em 2023: 3º lugar

Destaque: Alex

Estádio: José Gomes da Costa (Murici)

Técnico: Alyson Dantas

O Murici segue com a mesma ideia de contratar jogadores experientes e com passagem por Alagoas. O clube contratou o técnico Alyson Dantas para comandar atletas como Morais, Mayron, Palacios e Rodrigo Mucuri.

Mas o destaque do Murici é o zagueiro Alex, de volta após ser um dos melhores defensores no Estadual do ano passado.

PENEDENSE

Participações: 39

Melhor campanha: Vice-campeão (1 vez)

Campanha em 2023: Campeão da 2ª Divisão

Destaque: Xilú

Estádio: Alfredo Leahy (Penedo)

Técnico: Jaelson Marcelino

Clube mais antigo de Alagoas e retornando após oito anos, o Penedense vem investindo forte para conseguir uma campanha segura. A diretoria, inclusive, visa primeiro a permanência, antes de sonhar com uma possível vaga no mata-mata.

O time ribeirinho está com um plantel jovem, contando com atletas como Thouw, Buga, Darlisson e PH. Mas, há os mais velhos, como Palhinha e o goleiro Diogo. O destaque é Xilú, atacante polivalente que foi determinante no acesso em 2023.

Mais matérias
desta edição