app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Esportes Copa Alagoas de 2024 começa com grande expectativa para clubes do interior, que tentam garantir calendário nacional para o ano que vem

Copa Alagoas 2024 começa nesta quarta, com 12 equipes na disputa

Torneio reunirá clubes da elite e da 2ª Divisão, em busca de vagas na Série D e na Seletiva da Copa do BR

Por Guilherme Nobre | Edição do dia 31/01/2024 - Matéria atualizada em 31/01/2024 às 04h00

A segunda maior competição do futebol local começa nesta quarta (31). Repaginada, a Copa Alagoas de 2024 está mais enxuta e terá a presença de 12 equipes, que brigarão por vagas na Série D e na Seletiva da Copa do Brasil.

Os participantes desta temporada são: ASA, Zumbi, CSA, Murici, CEO, Desportivo Aliança, CSE, Coruripe, Penedense, Cruzeiro de Arapiraca, Dimensão Saúde e CRB. Os times são divididos em dois grupos de seis cada um.

Grupo A: Coruripe, CRB, Cruzeiro, CSE, Dimensão Saúde e Penedense.

Grupo B: ASA, CEO, CSA, Desportivo Aliança, Murici e Zumbi.

REGULAMENTO

O torneio passou por modificações, em relação ao ano passado. Desta vez, nem todos os clubes que estiveram na 2ª Divisão podem participar.

Os 12 clubes estarão divididos em dois grupos de seis cada um. Na 1ª fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B, em turno único. Diferentemente da última temporada, avançam os dois primeiros de cada grupo para as semifinais.

Nas semis, os jogos são em ida e volta, com mando do time de melhor campanha. Os confrontos estão pré-definidos: 1º do Grupo A x 2º do Grupo A e 1º do Grupo B x 2º do Grupo B. Em caso de igualdade no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.

A final seguirá o mesmo sistema. A previsão é que ela ocorra nos dias 27 e 31 de março. O campeão garante vaga na Série D 2025. No entanto, caso o campeão seja CRB ou CSA, a vaga será remanejada para o 2º colocado.

1ª RODADA

O jogo de abertura será no Estádio Juca Sampaio, às 19h, entre CSE e Murici. Curiosamente o mesmo jogo que abriu o Campeonato Alagoano. Um pouco mais tarde, às 19h30, há mais duas partidas: Coruripe x CSA, no Gérson Amaral, e Penedense x CEO, no Alfredo Leahy, em Penedo. O último embate do dia será às 20h, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, onde o Cruzeiro recebe o Zumbi.

A rodada só será encerrada nesta quinta (1º), com duas partidas às 15h15. No José Gomes da Costa, em Murici, os garotos do CRB enfrentam o Desportivo Aliança. Já no Ferreirão, em São Miguel dos Campos, o ASA visita o Dimensão Saúde.

Mais matérias
desta edição