app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Esportes Cartão azul deverá ser implementado no futebol, segundo o jornal inglês ‘Telegraph Sports’

Cartão azul vai ser testado, mas Fifa nega sua adoção imedi

Medida pode ser introduzida no futebol em breve

Por Lance! e GE | Edição do dia 09/02/2024 - Matéria atualizada em 09/02/2024 às 04h00

A era moderna no esporte está em constante atualização. A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras, vai implementar um novo cartão no futebol. Segundo o jornal inglês ‘Telegraph Sports’, além do amarelo e vermelho, terá também o cartão azul, para evitar reclamações e diminuir as faltas durante as partidas.

A publicação informa que a punição da nova regra será o atleta ficar de fora do jogo por 10 minutos. Em caso de duas aplicações, resultará em expulsão de campo, como acontece com o cartão vermelho. Um amarelo e um azul também resultam em ficar de fora do duelo por completo.

O novo cartão azul será testado no futebol profissional a partir de junho deste ano, nas edições da FA Cup masculina e feminina. Além disso, competições como a Copa da Inglaterra e a Champions League já poderiam contar com esse cartão azul na próxima temporada.

Outra novidade que pode ser inserida no futebol é uma medida estilo ao que acontece no Rugby. O IFAB estuda fazer o teste de permitir que somente os capitães das equipes possam falar com os árbitros, uma medida que evitaria confusões, como tem sido rotina nos dias atuais.

As novas medidas representam um passo à frente rumo ao progresso do futebol. Em 1970, na Copa do Mundo do México, os cartões amarelo e vermelho foram implementados como forma de punição aos atos indisciplinares dentro de campo.

COMUNICADO DA FIFA

A Fifa emitiu um comunicado nessa quinta-feira (8) sobre esta notícia de que um cartão azul será em breve introduzido no futebol profissional. E negou a adoção imediata desta medida. De acordo com o comunicado da entidade máxima do futebol, afirmar isso seria “incorreto e prematuro”.

“Qualquer teste, se implementado, deve ser limitado de uma maneira responsável aos níveis inferiores, uma posição que a Fifa pretende reiterar quando esse item for discutido com a IFAB no dia 1 de março”, explicou a Fifa.

Haverá novo congresso anual da IFAB em março — evento mencionado pela Fifa —, em que se decidiria se o cartão azul seria aprovado ou não. Mas, de acordo com a entidade, mesmo se houver aprovação, o teste será localizado e em categorias inferiores.

Mesmo que seja aprovado, o cartão azul precisaria passar, ainda, por uma série de testes até ser visto no mais alto nível do futebol.

PRÉ-OLÍMPICO

Pelo Torneio Pré-Olímpico de futebol, nessa quinta (8), a Argentina empatou com o Paraguai, por 3x3. E o Brasil enfrentou a Venezuela e venceu por 2x1.

Mais matérias
desta edição