loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 07/05/2025 | Ano | Nº 5961
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Esportes

Esportes

Em busca do hexa, Brasil inicia jornada no Mundial de Futebol de Areia

Competição será sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; equipe brasileira encara Omã na 1ª rodada

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia, com cinco títulos conquistados até o momento, e vai em busca de mais um
Brasil é o maior campeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia, com cinco títulos conquistados até o momento, e vai em busca de mais um -

A Seleção Brasileira estreia nesta sexta-feira (16) na Copa do Mundo de Futebol de Areia, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Brasil busca retomar o status de um time forte, já que não ficou entre os três primeiros nas duas últimas edições. A equipe do treinador Marco Octavio encara Omã pela primeira rodada.

A competição conta com a participação de 16 seleções distribuídas em quatro grupos. Nesta edição, na fase classificatória, o Brasil pertence ao Grupo D, ao lado de Omã, Portugal e México. Além da estreia neste dia 16, os brasileiros encaram os portugueses, neste domingo (18), e os mexicanos na próxima terça (20).

A Seleção Brasileira busca melhorar as duas últimas campanhas, que não passou das quartas de finais, sendo eliminada pela Rússia, em 2019, e por Senegal, em 2021. Apesar das recentes campanhas ruins, o Brasil segue como o maior campeão do torneio, com cinco títulos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2017). Apenas Rússia (três vezes), Portugal (duas vezes) e França (uma vez) também já levantaram o troféu.

O último título do Brasil na areia foi em 2017, quando derrotou o Taiti, por 6 a 0, na decisão em Nassau, nas Bahamas. O elenco da atual edição conta com seis jogadores desta conquista, que são os fixos Catarino e Bruno Xavier, os alas Mauricinho, Filipe Silva e Datinha e o pivô Rodrigo.

OS JOGOS DO BRASIL

Grupo D – 16/02 - 14h- Brasil x Omã; 18/02 - 14h - Brasil x Portugal; e 20/02 - 14h- México x Brasil.

Os convocados foram: Goleiros – Bobô (Sampaio Corrêa-MA), Teleco (Vasco da Gama-RJ); Fixos – Brendo (Anchieta-ES), Bruno Xavier (Anchieta-ES), Catarino (Catanha BS-Itália); Alas – Datinha (Sampaio Corrêa-MA), Filipe Silva (Lokomotiv-Rússia), Mauricinho (Vasco-RJ); Zé Lucas (ABC/Galinhos-RN); Pivôs – Alisson (ABC/Galinhos-RN), Edson Hulk (Sampaio Corrêa-MA); Rodrigo (Flamengo-RJ).

TAITI X ARGENTINA

O Mundial de Futebol de Areia começou com um belo lance nessa quinta (15). Pelo Grupo B, no segundo jogo do dia de abertura do torneio, o Taiti venceu a Argentina de virada por 4 a 3 e conquistou a vitória na estreia da competição.

Além do triunfo, o atacante taitiano Roonui Tinirauarii colocou toda a sua sorte em jogo e marcou um golaço de bicicleta após a bola desviar em um “montinho de areia artilheiro”, que mudou totalmente a trajetória da bola, e fez ela parar na rede adversária.

O confronto foi marcado pelo equilíbrio e por um placar elástico. Ainda no 1º tempo, a seleção argentina inaugurou o marcador com Lucas Ponzetti. No início da segunda etapa, Heirauarii Salem deixou tudo igual e viu Raimana Li Fung Kee virar o duelo.

Na metade do 3º tempo, Roonui Tinirauarii resolveu fazer uma pintura em forma de “bike”, que contou com a sorte de desviar em um amontoado de areia, mas foi o suficiente para ser o terceiro gol do Taiti. Heirauarii Salem ainda fechou a conta para a equipe taitiana. Além disso, Lucas Ponzetti e Manuel Pomar chegaram a diminuir, mas não evitaram a derrota argentina por 4 a 3.

HISTÓRICO

Ao todo, são apenas 11 edições de Copa do Mundo chanceladas pela FIFA na história. Além dos cinco títulos brasileiros, a Rússia possui três taças, Portugal possui duas e a França possui uma.

Porém, há outras dez edições que foram realizadas antes da FIFA, com isso, a lista de títulos brasileiros dispara.

O Brasil conta com 14 taças, Portugal e Rússia estão empatados com três e França segue apenas um, de 2005.

Espanha e Uruguai quase foram campeões do mundo em três oportunidades, mas ficaram com o vice-campeonato.

Além de Brasil, Argentina e Taiti, o torneio deste ano terá Emirados Árabes, Japão, Irã, Omã, Egito, Senegal, Estados Unidos, México, Colômbia, Bielorrússia, Espanha, Itália e Portugal.

Relacionadas