Esportes
Em clima tenso, CSA treina antes de encarar CSE
Azulão precisa vencer para se classificar no Estadual


Nessa segunda-feira (26), começou finalmente a semana decisiva do CSA. O elenco se reapresentou no Complexo Gustavo Paiva, na parte alta de Maceió e fez o primeiro trabalho antes de encarar o CSE, na última rodada da 1ª fase do Alagoano.
O clima não foi dos melhores, sobretudo após o empate por 1x1, com o Penedense, que levou a saída do Azulão do G4 da competição. Os treinos têm sido fechados para a imprensa e devem seguir assim até o fim da semana.
Porém, nesta terça (27), no período da tarde, o CSA disponibilizará a participação do zagueiro Wellington Carvalho em uma coletiva de imprensa. Na quinta (29), será a vez de o técnico Marcelo Cabo falar com a imprensa.
A semana será determinante, pois o Azulão poderá recuperar alguns jogadores que estão entregues ao Departamento Médico. Quem entrou no grupo de machucados foi o volante Marlon.
Conforme o próprio CSA, o jogador sofreu um edema no reto femoral da coxa esquerda. Porém, não houve ruptura em nenhum dos músculos. Isso faz com que o DM esteja otimista com o retorno em breve. Ele ficou de fora do jogo com o Penedense, por precaução, e deverá estar disponível contra o CSE.
Quem deve demorar um tempo a mais no setor médico é o goleiro Lucas Matheus. Ele teve uma ruptura parcial em um músculo da coxa esquerda. Seu retorno aos gramados deve ser em pelo menos três semanas.
O CSA ainda está no mercado, em busca da contratação de um goleiro. O nome de Luan Polli foi ventilado, mas de acordo com o repórter Warner Oliveira, do Timaço da Gazeta, ele não será contratado.
DESEMPENHO
O empate de sábado (24) com com o Penedense ligou o sinal de alerta e aumentou a preocupação no clube, pois, nesse momento, o Azulão é o 5° colocado do Alagoano, o que não garante vaga para as semifinais da competição.
Em 2023, o time passou por essa situação, ficando na 5ª colocação e não disputou o mata-mata. Na última temporada, o clube ficou na 5ª posição após sete jogos (2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas), somando 8 pontos.
Em 2024, o CSA já acumula os mesmos oito pontos, duas vitórias e dois empates, além do 5º lugar, e, em caso de derrota para o CSE no sábado (2), no Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, igualará as 3 derrotas da temporada passada, efetuando o mesmo desempenho e aproveitamento em pontos por dois anos consecutivos.
Perder para o CSE pode significar para o Azulão ter que jogar a Copa Alagoas com força máxima para garantir vaga na seletiva para a Copa do Brasil de 2025, que consiste na disputa entre o 3° colocado do Alagoano e o campeão da Copa AL.