app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Esportes Alagoano Tiago Fernandes não joga uma partida oficial há dez anos e vai disputar circuito em sua cidade natal

Ex-nº 1 juvenil, Tiago Fernandes disputará torneio de tênis em Maceió

Alagoano fez história para o Brasil em 2010, sendo o campeão da chave júnior do Australian Open

Por Bola Amarela | Edição do dia 06/03/2024 - Matéria atualizada em 06/03/2024 às 04h00

Após quase dez anos, o alagoano Tiago Fernandes, que fez história para o Brasil em 2010, sendo o campeão da chave júnior do Australian Open, e o primeiro número 1 do mundo juvenil do País, terá por alguns dias o sabor de voltar ao circuito profissional durante o Maceió Summer Open de Tênis, torneio ITF M25, que ocorrerá entre 16 e 24 de março, no Jaraguá Tênis Clube, em Maceió.

O torneio do circuito mundial de tênis conta pontos no ranking da ATP e faz parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de tênis profissional.

Fernandes, que chegou a ser 371º do ranking da ATP, recebeu um convite e disputará a chave do qualificatório, que começa domingo (16), e vai buscar a vaga na chave principal. Ele não jogava um torneio do circuito mundial desde maio de 2014.

O alagoano terá apenas uma participação pontual na competição, já que sua cidade natal jamais recebeu um evento desta categoria e não recebe um torneio do circuito mundial desde 1992. Ele vem treinando desde o fim de 2023, para obter um bom desempenho no clube onde ele e sua família são sócios.

“Estou bem feliz com o evento e o porte dele para nossa cidade. Fazia muitos anos que não recebíamos um torneio desses. Fiz um esforço grande para que nossa empresa ajudasse com patrocínio no evento, tendo em vista a importância e relação da competição. Não era minha ideia inicial jogar, mas conversei com o Gilson França e, no fim do ano passado, comecei a treinar. Ele me ofereceu um convite para a chave principal, mas não aceitaria, pois tiraria a oportunidade de outro atleta que efetivamente estivesse com maior necessidade e com maiores chances de fazer um resultado melhor do que o meu”, disse o atleta.

Ele deixou o circuito profissional aos 21 anos, por causa de lesões, e foi trabalhar como engenheiro civil, constituiu família e hoje tem uma filha de dois anos e um filho de dois meses.

“Expectativa é disputar o quali, participar, terminar bem o jogo e dar um entretenimento também buscando que o evento tenha o maior sucesso. Tenho uma ótima relação com o clube. É onde eu treino e frequento, desde a infância“, completou.

A competição será jogada sobre as quatro quadras de saibro cobertas do local e terá premiação total de US$ 25 mil (perto de R$ 125 mil). A lista oficial dos atletas será divulgada na próxima semana.

Gilson França, presidente da Federação Alagoana de Tênis, celebrou a participação de Tiago. “Ele é um ícone para o tênis alagoano. Levou o nome do Estado para o Brasil e o mundo com suas façanhas e merecia uma homenagem como esta neste evento que é histórico para a nossa capital“, disse Gilson.

Mais matérias
desta edição