loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6011
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Esportes

Na Turquia

Ouro no Pan, brasileira Giullia Penalber conquista vaga para as Olimpíadas de Paris

Lutadora é irmã do judoca Vitor Penalber, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Lutadora Giullia Penalber comemora vaga olímpica na Turquia
Lutadora Giullia Penalber comemora vaga olímpica na Turquia -

A brasileira Giullia Penalber, de 32 anos, garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira (10), através do Pré-Olímpico de Wrestling, em Istambul, na Turquia. A atleta, da categoria até 57 kg, tem no currículo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, mas disputará as Olimpíadas pela primeira vez na carreira.

A lutadora é irmã do judoca Vitor Penalber, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Giullia também iniciou a carreira no judô, modalidade que praticava desde os três anos de idade.

“Eu iniciei no judô muito por influência do meu irmão. Nós temos dois anos de diferença. Ele começou com quatro. Eu, com dois anos, já estava querendo fazer, mas era muito pequenininha”, contou.

Quando começava a despontar como um grande talento no judô, Giullia foi surpreendida por uma mudança nas regras.

“Meu sonho de ir para as Olimpíadas era no judô. Mas, lá para 2009, proibiram a catada de perna, que era o meu golpe mais forte. Eu tentei uma nova adaptação, mas os resultados não se mantiveram os mesmos, e aí eu conheci o wrestling através de uns amigos”, explicou Penalber.

Logo, Giullia passou a integrar a Seleção Brasileira de Wrestling e escolheu continuar na modalidade. A escolha se provou correta, com excelentes resultados, como o do Pan de Santiago e, neste ano, a conquista da sonhada vaga olímpica.

MORTE NO BOXE

Nesse domingo (12), o boxeador Sherif Lawal morreu dentro do ringue quando fazia sua primeira luta como profissional. Com apenas 29 anos, o peso-médio desmaiou durante combate contra Malam Varela, no Harrow Leisure Centre, em Londres, após ser atingido na têmpora.

O árbitro Lee Every chegou a abrir contagem para nocaute, mas parou quando percebeu a gravidade da situação do jovem lutador britânico. Manobras de ressuscitação e um desfibrilador chegaram a ser usados dentro do ringue por cerca de 20 minutos, antes de Lawal ser levado ao Hospital Northwick Park, onde foi declarado morto.

A luta de Sherif Lawal era a primeira da noite do evento “Clash of the Titans”, mas todo o card foi cancelado com a tragédia. Uma fonte disse ao jornal inglês “The Sun” que o peso-médio sofreu a pancada no fim do 3º assalto e que chegou a voltar para o último, quando caiu sozinho, de cócoras.

Nascido em Islington, em Londres, Sherif Lawal lutava boxe desde 2018. No ano passado, competiu no Campeonato Nacional de Elite, antes de se tornar profissional no início de 2024.

Relacionadas