Seleção
Vôlei: Zé Roberto lista 25 jogadoras inscritas para as Olimpíadas
Nova convocação do técnico do time brasileiro feminino não inclui Natália Zilio, Adenízia e Camila Brait


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nessa terça-feira (18), a lista com o nome das 25 atletas inscritas para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A inscrição, no entanto, não significa que a atleta será convocada para disputar a competição, já que a lista final deve ter apenas 13 jogadoras, incluindo uma reserva.
As jogadoras convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães serão anunciadas após a disputa da Liga das Nações.
A lista completa tem: levantadoras – Dani Lins, Giovana, Macris e Roberta; opostas – Kisy, Lorenne, Lorrayna e Tainara; ponteiras – Amanda, Ana Cristina, Gabi, Helena, Júlia Bergmann, Maira Cipriano, Pri Daroit e Rosamaria; central – Carol, Carol Gattaz, Diana, Luzia, Thaisa e Valquíria; líberos – Laís, Natinha e Nyeme.
Antes do anúncio das 25 atletas inscritas em Paris 2024, Zé Roberto tinha divulgado, em abril, uma lista com 30 nomes para a disputa da Liga das Nações. No total, sete nomes deixaram a lista principal e dois nomes foram incluídos. Na lista final para os Jogos ficam apenas 13 atletas.
Claudinha, Sabrina, Maiara Basso, Natália Zilio, Adenízia, Camila Brait e Júlia Kudiess estavam inscritas na Liga das Nações e não ganharam nova oportunidade na inscrição para as Olimpíadas. No caso da central Júlia, especificamente, a atleta foi cortada por uma lesão ligamentar.
Quem ganhou oportunidade na nova lista do tricampeão olímpico Zé Roberto foram a ponteira Amanda e a central Valquíria.
LIGA DAS NAÇÕES
Antes de viajar para a França, onde acontece a próxima edição das Olimpíadas, as brasileiras ainda têm compromissos importantes. Nesta quinta-feira (20), a seleção feminina de vôlei entra em quadra para enfrentar a Tailândia pela Liga das Nações de Vôlei.
O Brasil terminou a fase de grupos em 1° lugar, com 12 vitórias em 12 partidas disputadas. O jogo contra a Tailândia, válido pelas quartas de final da VNL, é às 10h30 (de Brasília) e conta com transmissão do Sportv e acompanhamento em tempo real do ge.
BASQUETE
O Brasil tem seus 14 nomes definidos para os amistosos finais antes do Pré-Olímpico de Basquete de Riga, na Letônia. Antes de ter a última chance de conseguir uma vaga olímpica, a Seleção Brasileira enfrentará Polônia, Croácia e Eslovênia. A estreia do Brasil no Pré-Olímpico será dia 2 de julho, contra Montenegro.
O técnico Aleksandar Petrovic teve que cortar três nomes da primeira lista divulgada: Elinho, Gabriel Jaú e Gui Deodato. Eles estavam em um período de treinamento em Blumenau. Antes do Pré-Olímpico, outros dois nomes serão cortados da lista.
A Seleção disputará três amistosos na Europa: dia 24, contra a Polônia; dia 26, diante da Croácia; e dia 28, contra a Eslovênia. Ao fim dos duelos, Petrovic definirá os 12 para a competição que dá ao campeão a vaga em Paris 2024.
Os convocados são: Marcelo Huertas (Tenerife-ESP), Alexey Borges (Hakro Merlins-ALE), Yago dos Santos (Estrela Vermelha-SRB), Raulzinho (Free Agent), Georginho (Sesi Franca), Didi Louzada (Flamengo-BRA), Vitor Benite (Zunder Palencia-ESP), Leo Meindl (Tokyo-JPN), Gui Santos (Golden State Warriors-EUA), Lucas Dias (Sesi Franca-BRA), Tim Soares (Nagoya-JPN), Bruno Caboclo (Partizan-SRB), João Marcelo “Maozinha” (Free Agent) e Cristiano Felicio (CB Granada-ESP).
A competição será disputada entre os dias 2 e 7 de julho de 2024 em torneios de quatro cidades: Piraeus, na Grécia, Riga, na Letônia, Valência, na Espanha, e San Juan, em Porto Rico. Divididos em seis grupos (dois por cidade), 24 países disputam vagas nas Olimpíadas de 2024. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória entre as cidades. O campeão de cada torneio se classifica para os Jogos Olímpicos.