GLÓRIA ETERNA
Bahia e Corinthians conhecem rivais da Libertadores 2025
Times brasileiros irão disputar a fase prévia da competição no ano que vem


Os duelos das primeiras fases da Libertadores 2025 estão definidos. Nessa quinta-feira, a Conmebol sorteou os confrontos da Pré-Libertadores e definiu os adversários de Bahia e Corinthians, únicos representantes brasileiros. O Boca Juniors também soube quem enfrenta no torneio.
O Timão encara a Universidad Central, da Venezuela, e faz o jogo de volta na Neo Química Arena. Na terceira fase, caso classifique, enfrentará o vencedor do confronto Barcelona de Guayaquil x representante da Bolívia ou El Nacional.
Já o Bahia encara na segunda fase um representante da Bolívia: o The Strongest, atual segundo colocado do Campeonato Boliviano, mas que já não possui chances de ser campeão nacional, já que está atrás de Bolíviar e Bulo Bulo. Na fase seguinte, enfrenta o vencedor de Boston River x Ñublense.
Os potes são definidos pela posição no ranking da Conmebol, divulgado nesta semana. A pré-Libertadores tem três fases. Os brasileiros entram apenas na segunda fase e encaram dois confrontos de mata-mata na tentativa de garantir um lugar nos grupos.
Os jogos da segunda fase serão de ida e volta, com as equipes melhor colocadas no ranking da Conmebol (Pote 1) decidindo os confrontos em casa. O Corinthians é o 18º, enquanto o Bahia o 77º. A primeira etapa não tem times do Brasil e da Argentina.
CONFRONTOS
Primeira fase:
E1 - Bolívia 1 x El Nacional (EQU)
E2 - Nacional (PAR) x Alianza Lima (PER)
E3 - Monagas (VEN) x Defensor Sporting (URU)
Segunda fase:
C1 - Deportes Iquique (CHI) x Santa Fé (COL)
C2 - The Strongest (BOL) x Bahia
C3 - Monagas (VEN) ou Defensor Sporting (URU) x Cerro Porteño (PAR)
C4 - Bolívia 1 ou El Nacional (EQU) x Barcelona (EQU)
C5 - Universidad Central (VEN) x Corinthians
C6 - Colômbia 1 x Melgar (PER)
C7 - Boston River (URU) x Ñublense (CHI)
C8 - Nacional (PAR) ou Alianza Lima (PER) x Boca Juniors (ARG)
SUL-AMERICANA
O sorteio da fase prévia da Copa Sul-Americana também foi nessa quinta-feira, mas não envolveu equipes brasileiras. Quatro equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela buscam duas vagas cada de cada país.
As oito melhores equipes avançam para a terceira e última fase, de onde saem as equipes que ingressarão na fase de grupos da Libertadores.
Entretanto, outros clubes brasileiros estão envolvidos na Copa Sul-Americana, casos de Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Vitória e Fluminense. Todos eles entram na fase de grupos do torneio. Confira os confrontos:
Bolívia:
Universitario x Bolívia 3
Bolívia 2 x Bolívia 4
Chile:
Universidad Católica x Palestino
Unión Española x Everton
Colômbia:
Junior Barranquilla x América de Cali
Once Caldas x Colômbia 4
Equador:
Mushuc Runa x Orense
Universidad Católica x Aucas
Paraguai:
Sportivo Luqueño x Sportivo Ameliano
Guaraní x 2 de Mayo
Peru:
Deportiva Tarma x Cienciano
Atlético Grau x Cusco
Uruguai:
Racing x Montevideo Wanderers
Cerro Largo x Danubio
Venezuela:
Academia Puerto Cabello x Metropolitanos
Deportivo La Guaira x Caracas
* Sob supervisão da Editoria