O jornal El País divulgou nessa terça-feira (24) os cinco técnicos finalistas ao prêmio de melhor treinador da América em 2024. Entre os indicados figuram Artur Jorge, do Botafogo, campeão da Libertadores e do Brasileirão, além de Diego Aguirre, comandante do Peñarol e ex-técnico do São Paulo.
Artur Jorge foi peça fundamental no caminho do Botafogo rumo aos títulos do Brasileirão e da Copa Libertadores. Ao todo, o português comandou o Fogão por 55 jogos, tendo 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas.
Vale lembrar que foi o primeiro trabalho do português no futebol brasileiros, após anos de sucesso no Braga, time do seu país.
Por sua vez, Diego Aguirre fez um belo trabalho no Peñarol, que chegou às semis da Libertadores após 13 anos, desde 2011. O treinador teve passagem por alguns clubes do Brasil, entre eles, São Paulo e Internacional.
Os outros indicados foram: Gustavo Costas (campeão da Sul-Americana com o Racing-ARG), Lionel Scaloni (treinador da Argentina campeão da Copa América) e Gustavo Alfaro (técnico de Costa Rica e Paraguai em 2024).
O atual detentor do troféu de melhor técnico da América é Fernando Diniz, que levou a Libertadores de 2023 com o Fluminense. A premiação costuma acontecer no dia 31 de dezembro.