DESASTRE
Campeonato Carioca: Botafogo iguala pior campanha da história
Glorioso terminou Estadual na nona colocação e fora da Taça Rio


O Botafogo perdeu para o Vasco, por 1 a 0, no domingo (23), pela última rodada do Campeonato Carioca, e pelo terceiro ano consecutivo, não se classificou para as semifinais. Porém, dessa vez, ao terminar a 1ª fase na nona colocação, não vai disputar sequer a Taça Rio. A campanha da temporada atual se igual ao pior desempenho da história do clube.
A pior campanha do Alvinegro em estaduais é o de 2014, quando o estadual mudou para o formato atual (1ª fase em pontos corridos e os quatro primeiros se classificam às semis). Na ocasião, o time comandado por Eduardo Hungaro buscava o bicampeonato, e acabava de perder Seedorf para a temporada.
Na época, eram 15 jogos na fase de pontos corridos, e assim como na temporada atual, o Botafogo sofria para engatar um time reformulado com uma recente troca de treinador. Foram 17 pontos conquistados, com quatro vitórias, cinco empates e seis derrotas, terminando na nona posição, totalizando um aproveitamento de 37,78%.
Em 2025, em 11 jogos disputados, foram quatro vitórias, um empate e seis derrotas, com um aproveitamento de 39,39%, terminando na mesma 9ª posição.
O Glorioso iniciou o Carioca com uma equipe alternativa, com jovens da base e jogadores retornando de empréstimo. O elenco principal só voltou aos treinos no dia 14 de janeiro, e fez sua estreia na temporada no dia 29, em clássico com o Fluminense. Desde então, foram oito jogos: duas vitórias, cinco derrotas e um empate. Além de ter aumentado o departamento médico com jogadores importantes, e um título perdido para o Flamengo na decisão da Supercopa do Brasil.