NA FRENTE
Bortoleto supera Hamilton no 1º dia de pré-temporada da F1
Apesar de estar fora do top-10 da F1, piloto brasileiro registrou uma atuação superior a de Lewis Hamilton, da Ferrari


A Fórmula 1 encerrou oficialmente o primeiro dia de pré-temporada da F1 2025. Nessa quarta (26), no Bahrein, as atividades ocuparam a manhã e a tarde dos pilotos, com direito a primeira bandeira vermelha. Depois de Andrea Kimi Antonelli liderar a parte da manhã, Lando Norris levou a McLaren no topo na sessão final. Apesar de estar fora do top-10 da F1, Gabriel Bortoleto registrou uma atuação superior (12°) a de Lewis Hamilton, da Ferrari, que foi 13º lugar.
A parte da tarde ficou marcada por um longo apagão, responsável por paralisar a sessão por cerca de uma hora. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), porém, estendeu a atividade pelo mesmo período para recuperar o tempo perdido.
Gabriel Bortoleto, que foi à pista pela primeira vez como titular na F1, teve uma sessão mais difícil de avaliar. Nas duas primeiras horas, a rotina foi ir à pista e voltar para a garagem da Sauber sem marcar tempos, mais preocupado com ajustes no carro. Depois, o atual campeão da F2 foi ao traçado e conseguiu completar 59 voltas, com o 12º lugar na tabela combinada do dia, com Hamilton em 13º, fora do Top 10.
SEQUÊNCIA DE VOLTAS
Depois de um início fragmentado da tarde de pré-temporada da F1 2025, Bortoleto conseguiu dar uma sequência de voltas na pista da F1. Com 55min restantes, o brasileiro já tinha 40 giros completos, com 1min32s705 como volta mais rápida, usando pneus duros. Para efeito de comparação, Hülkenberg fez 1min32s169 de manhã.
Até o fim, nada mudou na tabela de tempos entre o top-10. O maior salto foi de Bortoleto, que fechou em 12º, com 1min31s690. Norris permaneceu em primeiro, seguido por Russell, Verstappen, Leclerc e Sainz no top-5. Gasly, Antonelli, Lawson, Albon e Tsunoda fecharam o primeiro dia de pré-temporada no top-10.
Após os testes no Bahrein, o próximo compromisso das equipes é o GP da Austrália, entre 13 e 16 de março. É a primeira vez desde 2019 que a Austrália abre a temporada da F1, o Bahrein era palco da abertura desde 2021. A temporada de 2025 tem 24 corridas previstas, o GP de São Paulo será em 9 de novembro. A temporada será encerrada em 7 de dezembro, no GP de Abu Dhabi.