FÓRMULA 1
F1: temporada começa neste fim de semana e promete equilíbrio
GP da Austrália será realizado neste domingo (15), à 1 hora (de Brasília); Gabriel Bertoleto é o destaque, representado o Paísdisputarão a primeira pole position do ano


A Austrália volta a abrir o calendário da Fórmula 1 no que promete ser uma das temporadas mais equilibradas da categoria antes das mudanças profundas previstas para 2026. Sem um franco favorito como nos últimos anos, espera-se uma disputa acirrada entre os pilotos da McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes no circuito de Albert Park. A corrida será na madrugada deste domingo, com início à 1h. Há outros atrativos aos fãs da F1. Aos brasileiros, tem o retorno de um representante do país no grid após oito anos, com Gabriel Bortoleto, na Sauber. Ao mundo, o ansiado encontro entre dois ícones do automobilismo: o heptacampeão Lewis Hamilton e a escuderia italiana, a mais vitoriosa.
Gabriel Bortoleto, de 20 anos, terá a difícil missão de pilotar a Sauber, no retorno de um brasileiro ao grid de largada desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017, quando ele se despediu na Williams.
Atual campeão da F2, o piloto paulista chega à F1 por méritos próprios, mas terá que provar seu valor na escuderia que tem o pior carro entre as 10 equipes. Sua principal referência será o experiente companheiro Nico Hulkenberg, de 37 anos.
Um dos momentos mais aguardados da temporada é a primeira largada do heptacampeão Lewis Hamilton pilotando a Ferrari. Desde o anúncio da ida do heptacampeão para a equipe italiana, os torcedores vivem a expectativa de cada momento inédito: a primeira foto em Maranello, a imagem com o macacão vermelho, a primeira volta a bordo do carro, que teve um público gigantesco.
Atual tetracampeão mundial, Max Verstappen conquistou o último título no braço. Ano passado, a RedBull ficou para trás na segunda metade da temporada, e, pelo visto, perdeu seu posto hegemônico. Principalmente com a saída do projetista Adrian Newey.
Apesar dos revezes, o holandês ainda é considerado o piloto mais completo da atualidade.
A temporada também conta com dois estreantes no grid, além de Bortoleto: Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) e Isack Hadjar (Racing Bulls). Além de três pilotos que farão seu primeiro ano completo: Liam Lawson (RedBull), Jack Doohan (Alpine), Oliver Bearman (Haas).