PELA 1ª VEZ
Olimpíada 2028 terá mais atletas mulheres do que homens
Anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quinta-feira (9)


A Olimpíada de Los Angeles 2028 terá, pela primeira vez na história dos Jogos, mais atletas mulheres do que homens. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quinta-feira (9), junto a outras novidades da competição mundial.
As atletas mulheres representam 50,5% (5.333) contra 49,5% (5.167) de homens. Porém, entre os 351 eventos que acontecem nos 16 dias de competição, 161 deles serão femininos, 165 masculinos e 25 mistos. A cota de atletas no geral será a mesma dos jogos em Paris, de até 10.500 atletas.
O diretor de esportes da COI, Kit McConnell, explica que a mudança busca alcançar um público mais amplo por meio de parcerias de transmissão e digitais, além de gerar valor local para o comitê organizador em termos de bilheteria e programação de espectadores em Los Angeles.
NOVIDADES
Além do futebol, a categoria do polo aquático também terá um aumento no número de equipes femininas, com mais duas, totalizando 12. Outras provas também foram incluídas, como na natação, em que passará a contar com 50 metros de todos os estilos (livre, costas, peito e borboleta). Antes, apenas o estilo livre era disputado.
A marcha atlética mista por equipes foi removida, passando a ter apenas competições individuais; além do revezamento feminino e masculino no atletismo, agora também haverá revezamento misto. E o remo costal será uma das novas modalidades, sendo disputado em dois gêneros e também no double sculls misto. O tênis de mesa voltará a ter duplas masculinas e femininas, enquanto o basquete 3x3 subirá o número de times de 8 para 12.