"OSCAR" DO ESPORTE
Retorno do Ano: Rebeca leva o Prêmio Laureus
Premiação aconteceu nessa segunda-feira (21), em Madri, na Espanha


Rebeca Andrade foi a vencedora no Prêmio Laureus, na categoria “Retorno do Ano”. A premiação aconteceu nessa segunda-feira (21), em Madri, na Espanha. Rebeca teve uma trajetória triunfante nas Olimpíadas de Paris, em 2024, que rendeu à ginasta o Ouro no solo, desbancando a algoz norte-americana, Simone Biles.
Ao receber o prêmio das mãos do ex-jogador brasileiro Cafu, Rebeca Andrade fez questão de destacar o apoio da família e da psicóloga em sua jornada de superação. A brasileira recebeu o reconhecimento pelos grandes resultados nos Jogos Olímpicos de Paris, superando uma série de lesões.
“Eu me sinto muito feliz e honrada por receber o meu primeiro Laureus. Me sinto muito abençoada pela equipe e família que eu tenho, por eles acreditarem em mim mesmo nos momentos em que eu não acreditei”, acrescentou a ginasta, após receber a estatueta.
Rebeca também fez questão de citar o nome de Aline Wolff, psicóloga que a acompanha há mais de 10 anos. Saúde mental é um tema frequentemente não apenas pela campeã olímpica, mas por toda a equipe brasileira de ginástica. Na última sexta-feira, atletas da seleção debateram o assunto em evento realizado pelo COB.
“Quero agradecer a uma pessoa muito especial para que o mundo pudesse conhecer a Rebeca, não apenas atleta, mas a Rebeca pessoa, que é a minha psicóloga Aline. Agradecer pelo cuidado, companheirismo, e todo o cuidado que você teve em todas as etapas”, disse a ginasta.
Nos Jogos de Paris 2024, Rebeca se tornou a brasileira com maior número de medalhas olímpicas da história. Na França foram um ouro, duas pratas e um bronze. Mas antes de chegar aos pódios, a ginasta teve que abrir mão de competições para realizar três cirurgias no joelho.
Entretanto, Rebeca superou as adversidades e não deixou as lesões, que atrasaram o triunfo, ficarem no caminho por muito tempo.
Concorriam na mesma categoria que a brasileira o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o motociclista espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.
Grande nome da ginástica mundial e dona de 11 medalhas olímpicas, Simone Biles recebeu o prêmio de Atleta do Ano entre as mulheres. Na categoria masculina, o sueco Mondo Duplantis, bicampeão olímpico no salto com vara, ficou com a principal premiação.
HOMENAGENS
A cerimônia do Prêmio Laureus, em Madri, teve dois homenageados especiais. Além das tradicionais estatuetas entregues aos destaques do ano olímpico, duas lendas do esporte também foram contempladas entre os premiados: Rafael Nadal e Kelly Slater, que se despediram de competições em 2024.