loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 11/08/2025 | Ano | Nº 6024
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Esportes

DE MARECHAL DEODORO

Espérance: adversário do Fla é um velho conhecido do Real Deodorense

Time alagoano esteve na Tunísia e jogou com a equipe que encara o Fla no Mundial

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Time do Real Deodorense, em 2011, foi convidado para enfrentar o Espérance, na Tunísia
Time do Real Deodorense, em 2011, foi convidado para enfrentar o Espérance, na Tunísia | Foto: Acervo pessoal

O Flamengo jogará na Filadélfia, contra o Espérance, equipe da Tunísia, na estreia pelo Mundial de Clubes da Fifa 2025, nesta segunda (16), a partir das 22 horas (de Brasília). O interessante é que o time de Túnis já foi adversário de um alagoano: o Real Deodorense, da cidade de Marechal Deodoro-AL. Isso mesmo. À época, em 2011, o Real, do então técnico João Neto, viajou pela 1ª vez de avião, com destino a Túnis, para encarar o Espérance porque tinha sido bicampeão do Campeonato de Futebol Juvenil do Sesi/TV Gazeta.

O Real Deodorense foi a terceira equipe brasileira a enfrentar o Espérance. Antes dele, apenas o Santos de Pelé e o Flamengo de Zico tinham enfrentado a equipe da Tunísia. O clube alagoano era presidido por Euclydes Mello Filho, o Kido, filho do ex-presidente do CSA Euclydes Mello.

“O Real Deodorense foi bicampeão alagoano, no Juvenil. Fomos à Copa São Paulo de Júnior e daí surgiu o convite para ir à Tunísia, onde o Real enfrentou o Espérance, adversário do Flamengo no Mundial. A gente perdeu o jogo por 2 a 0, mas só que a gente estava com um time de garotos e o time deles era o principal. Tivemos cinco jogadores que lá ficaram para fazer testes”, recorda Euclydes Filho, em contato com a Gazeta de Alagoas.

No total, 16 garotos faziam parte da equipe sub-21 alagoana, todos da cidade de Marechal Deodoro. Na África, onde passaram cerca de 18 dias, eles e mais quatro integrantes da comissão técnica e da diretoria participaram da competição “Tournoi de L'Espoir”, a convite da World Sport Company, por terem sido justamente bicampeões. A delegação ficou hospedada em um hotel cinco estrelas na Costa de Cartago, a 15km de Túnis. “Naquela ocasião, tinham olheiros e recebemos o convite porque tínhamos sido bicampeões lá no Sesi. Eles viram nossa equipe e fizeram o convite”, disse João Neto, à Gazeta de Alagoas.

“Foram quatro jogos. Vencemos um, empatamos dois e perdemos um, justamente para o Espérance, por 2x0. Não lembro o nome das outras equipes. Foi um jogo bastante disputado, onde cinco jogadores nossos se destacaram e ficaram lá para fazer avaliações”, acrescentou Neto, citando quais os atletas que foram avaliados: “O zagueiro Madson, os volantes Ninô e Kô, os meias Bruninho e Lucas Fernandes”.

Segundo ele, hoje, só Lucas Fernandes seguiu a carreira de jogador. “Ele disputa o campeonato japonês, sendo titular absoluto e um dos destaques da equipe Cerezo Ozaka”, disse.

ELENCO

O Real tinha no seu elenco: o goleiro Cícero, o lateral-direito Jai (já falecido), os zagueiros Pipo e Madson, o lateral-esquerdo Daniel (já falecido), os volantes Ninô, Bagio e Kô, os meias Bruninho e Lucas Fernandes, e o atacante Nego. Os suplentes eram: Jean, Neguinho, Raí, Edmilson e Van. Já o preparador físico era o professor Rubens (também já falecido).

Após essa viagem, João Neto, hoje com 49 anos de idade, continuou no projeto do Real Deodorense, sob o comando de Euclydes Filho, onde sagrou-se bicampeão alagoano Sub-18, em 2014 e 2015. Já em 2019, foi campeão Sub-17 comandando o CSA. “Parei logo após e assumi o Departamento de Esportes da Prefeitura de Marechal Deodoro, onde hoje continuo trabalhando na Secretaria de Esportes”, disse João Neto.

Com relação ao Real Deodoresne, que deu uma parada em suas atividades, Euclydes Mello Filho e os dirigentes estudam atualmente a possibilidade de o clube voltar às atividades esportivas.

QUEM É

Espérance Sportive de Tunis é conhecido como Attaraji ou simplesmente Espérance de Tunis, e apelidado de “Mkashkha”. O time chega ao torneio com títulos recentes e um histórico de protagonismo tanto no cenário local quanto continental. É contra este time tradicional da Tunísia que o Flamengo vai iniciar sua caminhada no Mundial de Clubes. O duelo desta segunda (16), será no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Relacionadas