FINALÍSSIMA
Chelsea e PSG decidem quem será o campeão do Mundial de Clubes
Jogo será neste domingo (13), às 16h, no MetLife Stadium; time inglês eliminou o Flu e franceses despacharam o Real Madrid


O primeiro campeão da Copa do Mundo de Clubes será conhecido neste domingo (13), a partir das 16h (de Brasília), no jogo inédito em Mundiais, entre Chelsea e Paris Saint-Germain. O duelo será no no MetLife Stadium, em Nova York/Nova Jersey.
O Chelsea chega embalado, após eliminar o Fluminense, por 2 a 0, com dois gols de João Pedro, recém-contratado do Brighton. Com o retorno do zagueiro Levi Colwill e a possível entrada de Reece James, os ingleses devem manter a formação que se mostrou sólida na semifinal, mesmo com a dúvida sobre Caicedo, com lesão no tornozelo.
Já o PSG entra em campo com moral, após golear o Real Madrid, por 4 a 0. Mesmo sem os zagueiros Willian Pacho e Lucas Hernández, suspensos, o técnico Luis Enrique aposta na juventude de Lucas Beraldo ao lado de Marquinhos. Destaque também para Ousmane Dembélé, que lidera o ataque após boa atuação na semi.
Chelsea – Sanchez; James, Chalobah, Colwill, Cucurella; Caicedo, Fernández; Nkunku, Palmer, Neto; João Pedro.
PSG – Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Beraldo, Nuno Mendes; Vitinha, João Neves, Fabian Ruiz; Doué, Dembélé, Kvaratskhelia.
As duas forças europeias fizeram duelos marcantes por Liga dos Campeões. A disputa mais avançada em fase eliminatória, até aqui, ocorreu em quartas de final daquele torneio. No histórico, que conta apenas com jogos da última década, o PSG leva vantagem, com uma classificação a mais que o Chelsea.
A experiência em finais de Mundial é toda do Chelsea, que chega à 3ª na história. Nas duas outras vezes, encarou brasileiros: foi vice para o Corinthians, em 2012, e desbancou o Palmeiras, em 2022. O PSG, por sua vez, pode erguer o caneco na primeira participação.
Se o Chelsea tem vivência na competição, o Paris tem um trunfo: levou a melhor nos confrontos diretos por etapas mata-mata. Em três jogos por Champions League, venceu duas vezes. Os ingleses mandaram o rival para casa em uma ocasião. O curioso é que os três duelos se repetiram por três temporadas seguidas, gerando rivalidade entre 2014 e 2016.