TENISTA
Fonseca sobe para 47° lugar e atinge melhor ranking da carreira
Mesmo sem jogar desde a eliminação em Wimbledon, tenista brasileiro subiu de posição, segundo lista divulgada pela ATP


João Fonseca subiu mais uma posição no ranking divulgado pela ATP nesta segunda-feira. Mesmo sem jogar desde a eliminação em Wimbledon, o brasileiro subiu para 47º do mundo, sendo beneficiado pela queda de 11 posições do norte-americano Marcos Giron na lista. Essa é a melhor colocação da carreira de João, que no início do mês se tornou o 12° tenista do Brasil a entrar no top 50.
João Fonseca não entra em quadra desde o dia 4 de julho, quando foi eliminado pelo chileno Nicolás Jarry na terceira rodada do Grand Slam de Wimbledon. O próximo desafio será o Masters 1000 de Toronto, disputado entre os dias 27 de julho a 7 de agosto. Primeiro grande torneio norte-americano de quadra dura, a competição serve como um preparatório para o US Open, no fim de agosto. No último domingo, nomes como Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Novak Djokovic e Jack Draper disseram que não vão participar do Masters, priorizando a recuperação após a sequência de Roland Garros e Wimbledon.
Outras mudanças no top 10 da lista da ATP foram a ascensão do norte-americano Ben Shelton para a oitava posição, e a queda do norueguês Casper Ruud para a nona. Quem retornou ao top 30 foram o canadense Denis Shapovalov e o cazaque Alexander Bublik, campeões no final de semana. Shapovalov foi campeão do ATP 250 de Los Cabos, enquanto Bublik levou o título no ATP 250 de Bastad.
Entre os brasileiros, o próximo na lista é Thiago Wild, que também ganhou uma posição nesta semana, subindo para a 132ª colocação. Depois de Wild, mais dois representantes nacionais figuram no top 200. Assim como João Fonseca, João Lucas Reis também conseguiu o melhor ranking da carreira, ganhando quatro posições e assumindo o posto de 234º do mundo.
OS DEZ MELHORES
O top 10 de brasileiros no ranking da ATP é: João Fonseca – 47º (+1), Thiago Wild – 132º (+1), Felipe Meligeni – 157º (-8), Thiago Monteiro – 165º (-13), João Lucas Reis – 234º (+4), Matheus Pucinelli – 279º, Karue Sell – 283º (-7), Gustavo Heide – 295º (-59), Daniel Silva – 336º (+1) e Mateus Alves – 355º (+1).