18 PONTOS
CSA: melhor momento na Série C desde a queda
Azulão repete pontuação de anos difícies na competição, mas situação atual é melhor


O torcedor do CSA lembra bem. Em 2023, o time tinha 18 pontos na 13ª rodada e ficou pelo caminho. Em 2024, somava só 14 e já dava sinais de mais uma temporada para esquecer. Em 2025, o número se repete – 18 pontos –, mas a realidade é diferente, promissora e até animadora. O Azulão está a um passo do G-8, com a melhor campanha das últimas três edições da Série C.
O time é hoje o 9º colocado, empatado em pontos com o Brusque, que fecha o G-8, mas está à frente em desempenho ofensivo e saldo de gols. Mais que isso: tem 64,9% de chances de classificação, superando até mesmo adversários dentro da zona de acesso.
Em 2023, o Ypiranga também tinha 18 pontos e não avançou. O São José, com 19 na 13ª rodada, conseguiu a vaga só ao atingir 31 pontos – um alerta para o CSA, pois a hora de acelerar é agora.
Além disso, o Azulão tem 15 gols marcados e 12 sofridos, um saldo positivo de 3 – melhor que o próprio Brusque (0), atual dono da última vaga no G-8. Os números também superam os do Ypiranga, 5º colocado, que possui saldo negativo.
Com mais 6 rodadas pela frente, o Azulão tem tudo para transformar trauma em triunfo. A matemática aponta para a necessidade de ao menos 10 pontos nos próximos jogos para alcançar o histórico dos times que avançaram nos anos anteriores.
Os dados não mentem: a comparação com os anos anteriores mostra uma evolução significativa. Em 2024, o CSA somava apenas 14 pontos e era o 13º colocado à mesma altura da competição, cinco pontos distante da zona de classificação. Já em 2023, apesar de ter os mesmos 18 pontos, estava atrás nos critérios e não avançou.
O CSA de 2025 mostra que aprendeu com as quedas. O desempenho é mais consistente, a defesa mais segura e a tabela menos cruel. Com desempenho superior ao das temporadas anteriores e uma base sólida em campo, o Azulão precisa manter a regularidade e mirar de 28 a 31 pontos que, historicamente, garantem uma vaga entre os 8 primeiros. Mas é no detalhe que o acesso se constrói. E o torcedor começa a ter esperança.
Se o retrospecto recente ensinou alguma coisa, é isso: que 18 pontos não são garantia de nada. Por isso, cada rodada agora é uma final. O CSA depende de si mesmo e tem margem para crescer para garantir o retorno ao mata-mata — etapa crucial na briga pelo acesso à Série B.
REFORÇO CONFIRMADO
Como já havia sido anunciado, o Azulão oficializou nessa terça (22), a contratação do zagueiro Jackson, com passagens por clubes como Palmeiras, Internacional, Bahia, Fortaleza, entre outros. Em seu currículo, Jackson já foi campeão da Copa do Brasil e da Série C, além de ter conquistado títulos estaduais, e vem de dois acessos seguidos à Série B.
* Sob supervisão da Editoria