RALLY
Sertões 2025: começa a prova que terá a chegada no Francês
Alagoas terá quatro pilotos e três navegadores na competição, cuja largada será dada neste sábado (26), em Goiânia-GO


Desde 1993, desafiar o Sertões é a missão de cada piloto e navegador na luta para conquistar o maior rally das Américas. E é através dele que são contadas as histórias dessas mais de três décadas acelerando pelo Brasil. Em sua 33ª edição (de 26 de julho a 3 de agosto), a prova ganha ares de viagem no tempo: volta às suas raízes e olha para o passado, ao mesmo tempo em que desbrava novos caminhos, mirando o futuro.
E é neste sábado (26) que será dada a largada da edição 2025 do Rally dos Sertões, que atravessa cinco Estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas, com um percurso de 3.482 quilômetros, que desafiará os pilotos em vários tipos de terrenos, com travessias de serras e muita navegação. A largada ocorrerá em Goiânia-GO, cidade que mais vezes recebeu o rally, e as emoções do trajeto serão acompanhadas por uma chegada em um ambiente paradisíaco: a Praia do Francês, em Marechal Deodoro-AL.
Em solenidade na quinta-feira (27), no Espaço de Gastronomia e Cultura, localizado na orla do Francês, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, disse que a escolha mostra que o Estado tem o cenário propício para o esporte, o turismo e o lazer, e conta com uma infraestrutura adequada para receber investimentos e ainda se tornar palco da competição, que é considerada uma das maiores das Américas já realizadas anualmente no Brasil.
Ele ressaltou, ainda, que os investimentos e os avanços conquistados em infraestrutura, segurança pública e saúde foram significativos para que Alagoas fosse o palco do encerramento da competição. “Como sertanejo, sinto-me orgulhoso em receber um evento desse porte. Vocês vão ver o quanto é bonito o nosso Sertão, Caatinga e nossa cultura do interior. Mostraremos ao Brasil um Estado seguro, que tem planejamento estratégico e um controle fiscal capaz de realizar investimentos em políticas públicas, visando garantir segurança e lazer aos turistas, bem como proporcionar um ambiente ideal para investimentos privados”, disse Paulo Dantas.
“O nosso desejo de levar o Sertões de volta a Alagoas já era bastante antigo. Temos uma admiração enorme pela região e entendemos que ela pode oferecer disputas e travessias que agregam muito para o espetáculo. Preciso agradecer ao governador Paulo Dantas e ao prefeito (de Marechal) André Bocão, pois o evento não seria possível sem o apoio dos dois governos. A Praia do Francês é um verdadeiro espetáculo e tenho certeza de que escolhemos o lugar certo para concluir a prova”, diz Leonora Guedes, CEO do Sertões.

COMPETIDORES ALAGOANOS
Ao todo, serão sete competidores do Estado de Alagoas. Entre os pilotos, estão Gustavo Rodrigues Xavier (o Tatá), além de Felipe Rocha Pereira, Vitor Hugo Pereira e José Milton Ferreira. Já os três navegadores alagoanos são George Hamilton, Joselito Vieira e Neurivan Calado.
Vale lembrar que Alagoas é um dos Estados mais recentes na história do Rally dos Sertões. A primeira participação na competição aconteceu só em 2021, em Arapiraca e Delmiro Gouveia. A última cidade ficou marcada por levar grande dificuldade e desafio aos atletas. Com isso, a etapa retorna ao calendário desta temporada e ainda ganha um acréscimo. Será a penúltima fase da corrida, entregando a decisão na Praia do Francês, totalizando duas passagens pelo Estado em 2025.
Com mais esta participação no Sertões, Alagoas entra de vez no calendário da maior competição de rally do continente e deve atrair uma série de fãs dos esportes a motor e todos os interessados em acompanhar de perto o evento. A sétima etapa, em Delmiro Gouveia, será no dia 2 de agosto, enquanto a final, em Marechal Deodoro, está marcada para o dia seguinte (3).
Como destaque, sob o guarda-chuva do Instituto Sertões, o rally também é palco de uma série de iniciativas sociais e ambientais, desenvolvidas para proporcionar um legado duradouro às comunidades atravessadas.
Por exemplo, a equipe do Sertões Ambiental mantém o “Limpa Trilha”, que se encarrega de recolher resíduos e componentes deixados pelos veículos (como pneus furados ou pedaços que se desprendem das máquinas) ao longo do percurso do rally, garantindo sua destinação correta.
Outra iniciativa de destaque é o plantio de hortas pedagógicas em escolas – os alunos recebem ainda orientações sobre educação ambiental, reciclagem e tratamento de resíduos.

Roteiro
26/07 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)
27/07 – Primeira etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
28/07 – Segunda etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
29/07 – Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
30/07 – Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
31/07 – Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
01/08 – Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
02/08 – Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
03/08 – Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)