CHEGADA
Rally dos Sertões se encerra em Alagoas e promete voltar em 2026
Com 155 competidores, 33ª edição da competição foi finalizada nesse domingo (3), na Praia do Francês, em Marechal Deodoro


Com o cancelamento das duas últimas etapas por causa das chuvas que atingem parte de Alagoas, incluindo Região Metropolitana e Litoral, a 33ª edição do Rally dos Sertões foi finalizada nesse domingo (3), na praia do Francês, em Marechal Deodoro. Essa é a maior competição off-road das Américas e foi encerrada, pela primeira vez, em um município alagoano.
O Rally dos Sertões partiu de Goiânia-GO e fez os percursos passando por cidades como Unaí-MG, Januária-MG, Bom Jesus da Lapa-BA, Xique-Xaque-BA, Petrolina-PE, até chegar a Alagoas.
As duas etapas canceladas compreendiam o percurso de Delmiro Gouveia até o centro histórico de Marechal Deodoro e depois até a Praia do Francês. Os 155 competidores seguiram de forma livre até a Barra de São Miguel, onde ficou instalada a segunda Vila dos Sertões em Alagoas.
Devido ao cancelamento antecipado, os campeões foram definidos por meio dos tempos acumulados até a última etapa que havia sido realizada por completo, ou seja, até a cidade de Petrolina-PE.
OS CAMPEÕES
Na categoria Carros: Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Brasil) - tempo total: 25h49min46. A dupla brasileira repetiu o feito de 2020 e voltou ao topo do pódio, confirmando o domínio e entrosamento ao longo da prova. Na categoria UTVs - Zé Hélio e Ramon Sacilotti (Brasil) - tempo total: 25h09min49. Com cinco títulos anteriores nas motos, Zé Hélio fez história ao vencer agora nos UTVs. Na categoria Motos - Tosha Schareina (Espanha) - tempo total: 25h19min03. Vice-campeão do Rally Dakar 2024, o espanhol estreou no Sertões com vitória e mostrou por que é um dos grandes nomes do off-road mundial. E nos Quadriciclos - Marcelo Medeiros (Brasil) - tempo total: 28h41min05.
A Ceo do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, lembra que o evento, a cada ano, tem um roteiro diferente, levando uma agenda positiva para o Brasil e colocando o país como pano de fundo para a competição. “Chegar em Alagoas, um Estado com tantos atrativos turísticos, um litoral maravilhoso, é motivo de celebração. Desde quando a gente anunciou que a chegada iria ser aqui, eu acho que todo mundo vibrou”, disse.