loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 10/05/2026 | Ano | Nº 6220
Maceió, AL
30° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Esportes

JOGO DE IDA

Muito calor, viagem e decisão: ASA tem mais um desafio na Série D

Em Manaus-AM, Alvinegro enfrenta o Manauara, neste sábado (16), e também encara o clima quente e o fuso horário

Ouvir
Compartilhar
Elenco do ASA teve logística complicada para jogo em Manaus
Elenco do ASA teve logística complicada para jogo em Manaus | Foto: Auditore Fotos

Invicto, embalado e com a força da torcida, o ASA percorreu uma campanha consistente na Série D, superando adversários e desafios pelo caminho, até chegar ao aguardado duelo com o Manauara-AM. Cada rodada foi um passo firme rumo ao sonho do acesso, e agora o time arapiraquense encara um confronto decisivo que pode marcar mais um capítulo de sua história no futebol brasileiro.

O ASA é a equipe de melhor campanha da Série D atualmente. Após as vitórias sobre o Ferroviário na 2ª fase, o Alvinegro ultrapassou a Aparecidense na classificação geral e reassumiu o posto que foi seu em alguns momentos da primeira fase. Com uma defesa segura e um ataque que funcionou como nunca havia funcionado em 2025, o time liderou seu grupo do início ao fim, exibindo números de quem quer brigar pelo acesso.

Até o momento, são 16 jogos, 11 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota. Foram 30 gols marcados e apenas 8 sofridos, um aproveitamento de 77,8% — nada mau para quem carrega a responsabilidade de manter uma grande campanha, eliminar um adversário forte na última fase e, claro, lidar com o peso de ser apontado como favorito a avançar.

Estádio Ismael Benigno, o estádio da Colina, em Manaus-AM, palco de Manauara x ASA
Estádio Ismael Benigno, o estádio da Colina, em Manaus-AM, palco de Manauara x ASA | Foto: Mauro Neto/Sejel

Programação pesada

A semana no CT Noel Alves foi de concentração máxima, mas também de ajustes fora das quatro linhas. O clube precisou lidar com uma logística complicada para chegar a Manaus-AM, palco do primeiro jogo das oitavas, no Estádio da Colina (Ismael Benigno), neste sábado (16), a partir das 16h (de Alagoas — 15h no horário de Amazonas, por conta do fuso horário).

Segundo o gerente de futebol do time, Erivaldo Domício, a definição do planejamento começou ainda no domingo passado, logo após a vitória sobre o Ferroviário. “Após o final da partida anterior, nós já tínhamos a informação sobre o nosso futuro adversário, já que o jogo deles começou primeiro que o nosso. Tínhamos planejado duas viagens: para São Luiz-MA, caso a gente enfrentasse o Sampaio Corrêa, e também para Manaus. Mas com a vitória do Manauara concluímos a nossa programação e a dificuldade maior foi ter a disponibilidade dos voos”, explicou.

O dirigente revelou que, devido a eventos que acontecem em Manaus nesta semana, seis opções de voos chegaram a ser reservadas, mas nenhuma foi viável para o descanso da delegação. “Os voos que tínhamos chegavam às 4h ou 5h da madrugada e não seriam viáveis para os nossos atletas, dois dias antes da partida. Conseguimos um voo saindo de Maceió às 16h55, com previsão de chegada em Manaus às 00h50. Essa foi a melhor opção”.

Além do deslocamento, o ASA também está atento à adaptação ao clima e ao fuso horário. “Entramos em contato com colegas que jogaram recentemente lá, inclusive no Sampaio Corrêa. A temperatura é de uma sensação muito complicada para os nossos atletas, por isso vamos com todo o suporte de suplementação, levando nosso nutricionista, que vai fazer um trabalho desde a nossa chegada até o final do jogo”, completou Erivaldo.

Lateral-direito Paulinho destacou a qualidade do adversário
Lateral-direito Paulinho destacou a qualidade do adversário | Foto: Auditore Fotos

Expectativa

No elenco, a expectativa é de um duelo equilibrado. O lateral-direito Paulinho destacou a qualidade do adversário e a postura que o ASA pretende adotar. “A gente tem um jogo dificílimo contra o Manauara. É uma equipe muito qualificada e muito experiente também, conheço alguns jogadores que têm lá. Vai ser um bom jogo. A gente quer sempre jogar para vencer, e lá não vai ser diferente. Creio que vai ser um jogo muito difícil, mas vamos impor nosso ritmo, nosso jogo de sempre, que a gente tem feito na Série D toda, e não tem porque mudar agora. Vamos com muita humildade, pés no chão, em busca de um bom resultado. Só não podemos voltar com derrota”.

Já o atacante Marcelo Toscano, artilheiro do ASA na competição, com nove gols, lembrou que o clima pode ser um fator decisivo. “A preparação tem sido a melhor possível, temos analisado o adversário e estamos cientes do que a gente vai encontrar lá. O calor, por exemplo, a gente sabe que lá é muito quente. O Ranielle já pediu para a gente se hidratar mais. Acho que o principal é o clima, queremos nos adaptar o mais rápido possível para que lá não seja surpreendido. Sabemos que é difícil, mas a nossa equipe está muito bem preparada e focada para que a gente consiga o nosso objetivo”, destacou.

Ranielle Ribeiro, o comandante do ASA
Ranielle Ribeiro, o comandante do ASA | Foto: Auditore Fotos

O técnico Ranielle Ribeiro, segundo a assessoria do Alvinegro, não costuma dar entrevistas às vésperas dos jogos. Ele só fala após as partidas. Antes dos jogos, Ranielle concede entrevista a cada 15 dias.

O ASA busca trazer de Manaus um bom resultado para definir a classificação em casa. O jogo de volta acontece em Arapiraca, na Arena Fumeirão, a partir das 18 horas — mas com pedido do clube para antecipação para as 17 horas. A expectativa é de casa cheia, mais uma vez, como aconteceu na decisão contra o Ferroviário, no último sábado (9), quando 6.377 torcedores empurraram o Alvinegro para a vitória e a vaga.

Relacionadas